Cenário Político: O mau exemplo que vem de cima

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de abril de 2020 às 00h05min
Foto: Marcello Casal Jr

Líder maior da nação, Bolsonaro segue dando um enorme mau exemplo de como enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Enquanto organizações e profissionais de saúde orientam o isolamento, o presidente segue dando passeios por Brasília e provocando aglomerações.

Neste domingo (19), ele se juntou a centenas de apoiadores em um ato em frente ao Quartel General do Exército, onde defendiam o fechamento do Congresso Nacional e a volta do AI-5. A presença de Bolsonaro incomodou o núcleo militar do seu governo. Em discurso para os presentes, o presidente chegou a afirmar : “não queremos negociar nada”, mas ainda no último sábado (18) se reuniu com partidos do “centrão” para oferecer cargos no governo.

Ao participar de uma movimentação que defende a volta da intervenção militar, Bolsonaro não só enfraquece as instituições democráticas como fere a Constituição. Enquanto o país segue numa luta contra o Covid-19 que já provocou quase 2.500 mortes, o chefe do Poder Executivo segue causando polêmicas e ignorando orientações dos especialistas. A pandemia tem causado uma crise no sistema de saúde e gerado uma grande incerteza na economia. O momento é de dar as mãos e encarar os desafios com responsabilidade.

Reação – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, classificou como assustadoras as manifestações que pediram a volta da intervenção militar no país. Ainda segundo Barroso, que também é ministro do STF, “pessoas de bem e que amam o Brasil não desejam isso”.

Apoio – Após participação de Bolsonaro em ato contra o Congresso Nacional e STF, 20 governadores divulgaram uma carta em repúdio ao presidente e em defesa dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. No texto, eles consideram que “a saúde e a vida do povo brasileiro devem estar acima de interesses políticos”.

On-line – Cumprindo as exigências sanitárias devido ao novo coronavírus, o deputado estadual Erick Lessa (PP), também pré-candidato a prefeito de Caruaru, se reuniu com pré-candidatos a vereador através de vídeo chamada para expor princípios, estratégias e ações políticas, além de ouvir as demandas sobre a pandemia e suas consequências, principalmente no comércio local. 

On-line 2 – A primeira reunião entre Lessa e os pré-candidatos aconteceu na última sexta-feira (17), com membros do Republicanos. Os próximos encontros virtuais acontecerão com os membros do Progressitas e do PROS. Elas ocorrerão ao longo desta semana, no mesmo formato.

Ponto Final – Três ex-vereadores presos na Operação Ponto Final irão novamente em busca de uma vaga na Câmara Municipal. Louro do Juá, Neto e Val de Cachoeira Seca disputarão a eleição pelo PSL. O presidente municipal da sigla tem tratado a lista dos pré-candidatos ao legislativo com bastante discrição, mas o fato acabou vindo a público.

Lives – Buscando dialogar com os eleitores que estão na internet neste período de pandemia, o pré-candidato a prefeito de Caruaru, Marcelo Rodrigues (PT), tem realizado lives em sua conta do Instagram. Uma das conversas aconteceu na última semana, com o ex-deputado federal Maurício Rands.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO