Artigo: A Ceaca à mercê de foras da lei!

Opinião
Publicado por Américo Rodrigo
28 de abril de 2020 às 20h23min
Foto: Divulgação

“A central de abastecimento de Caruaru, tem vivido dias sombrios de abandono e insegurança.

Fundada pela Lei Municipal Nº 3.354, em 26 de dezembro de 1990, sob a forma de Empresa Pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, pelo então prefeito João Lyra Neto. A Ceaca é responsável pelo abastecimento de boa parte da região agreste em hortifrutigranjeiros.

Um lugar tão importante, responsável por trazer o alimento às nossas mesas, amarga o abandono por parte da gestão municipal. No primeiro ano da atual gestão, foram muitos flashes e holofotes sobre o balanço positivo de arrecadação da Ceaca que gerou um caixa de R$ 1.097.771,99 referente à 2017.
Desta economia foi prometido a construção de um novo galpão e melhorias na infraestrutura. Nesse último ano de mandato, 2020, o que temos: Ruas esburacadas, “puxadinhos” no galpão do Pronaf, poucos banheiros e estacionamentos precários.

Além da precarização na infraestrutura, agora os comerciantes atacarejistas e compradores estão lidando com o medo da insegurança. Não há nesse centro, nenhuma presença efetiva de órgãos de segurança ou saúde pública. Os noticiários locais, mostram à sociedade um pouco do descaso que está acontecendo, quando a violência vivenciada culmina em crimes contra a vida.

É necessário que haja efetividade na gestão do centro, trazendo dignidade aos usuários e o mínimo de condições para comércio no local, todos clamam por segurança, por presença de policiamento, por respeito ao dinheiro cobrado de cada comerciante.

Em 28/04/2020, assistimos mais uma barbaridade, um crime hediondo que vitimou o amigo empresário Luciano do Tomate, executado na frente de seu filho. Desejamos que Deus o coloque em um bom lugar e que Nossa Senhora Aparecida o receba e te cubra com seu manto. Minhas condolências aos seus familiares”

Rafael Moreira
Administrador e empreendedor no setor hortifrutigranjeiro

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO