Artigo: Todo o poder emana do povo! Será?

Opinião
Publicado por Américo Rodrigo
29 de abril de 2020 às 08h38min
Imagem: Divulgação

“A decepção política no país infelizmente cresce a cada dia, mas isso não é de hoje. Porém, deveríamos tirar esses ensinamentos para o crescimento político, pois aprendemos muito com cada exemplo, principalmente os negativos. Mas podemos perceber que muitos insistem em não ver os fatos, como realmente eles são, isso é muito grave/perigoso. Você pode ter seu lado político e suas convicções, mas quando se parte para idolatrar, se esquecendo da razão e do senso de coletividade, tudo cai por terra. Não devemos ter idolatria por nenhum político, nem mesmo aos que se apoia, pelo contrário, esses devem ser cobrados para que façam o correto.

Nossa situação política só irá começar a mudar, quando o povo entender o parágrafo único do artigo primeiro da Constituição da República Federativa do Brasil, onde diz: “Todo o poder emana do povo…”. Poder esse que ainda não sabemos que temos e como usá-lo para nosso bem comum, mas muitos só o reconhece a cada dois anos, quando se faz valer do voto, para conseguir alguma benesse. E o resultado é esse, vários atores colocados no patamar de “salvadores da pátria”, onde infelizmente falam apenas para os que estão dentro de suas bolhas. Mas fica a pergunta: e os que estão fora destas bolhas, não são brasileiros? Os que estão fora destas bolhas, não podem opinar? Ora, até onde sei todos são iguais perante a lei, pagamos impostos, temos as mesmas obrigações, os mesmos deveres, mas a grande diferença é que, se você ou eu não brincarmos do que o “seu rei mandou”, você é considerado coxinha, mortadela e em alguns casos chamado de asno, gado e estirpe. E essas agressões partem principalmente, dos que apoiam cegamente seus “salvadores”, e que enxergam a verdade apenas no que eles falam.

Mas deixem revelar um fato, que você pode até discordar: NÃO existe esse “salvador”! Sabe por que? Porque muitos que passaram pelo Planalto, foram apenas com interesses próprios, interesses que foram mostrados pela imprensa nacional e internacional e que lamentavelmente só prejudicaram o povo, povo esse do qual “emana o poder”. Porém, ainda não percebemos que o povo, é o verdadeiro salvador da pátria, que não desiste de acreditar em dias melhores, dias em que o artigo sexto da Constituição, será colocado em prática, onde o mesmo diz: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e infância, a assistência aos desamparados, na forma da Constituição”. Ou seja, temos o “poder” nas mãos, mas não sabemos como usá-lo para que volte como direitos, não sabemos reivindicá-los.

Voltando ao “poder que emana do povo”, hoje muitos pedem o impeachment do atual presidente da República, mas será que saberiam elaborar o pedido? Acredito que muitos não saibam, mas qualquer cidadão brasileiro, que goze plenamente de seus direitos políticos, pode realizar o pedido. Mas ficam as perguntas: será que agora, seria a hora de realizar um pedido de impeachment, no meio de uma pandemia? Quais as consequências que o processo dessa importância, que afeta a vida de todos, poderia trazer para o país nesse momento? Alguns falam em pedir, outros dizem que já pediram a abertura do processo, mas a questão é que não foi um cidadão normal que o fez, foram os partidos de oposição. Mas será que esses partidos estão solicitando a abertura do processo de impeachment, pensando no país ou pensando nos que corroboram com suas bolhas? Ficaremos com essa dúvida.”

Oscar Mariano
Cientista Político

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO