Cenário Político: Petrolina se destaca em modelo de gestão

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
4 de maio de 2020 às 12h00min
Foto: Jonas Santos

Localizada no Sertão do Estado, a cidade de Petrolina tem se destacado pelo modelo de gestão aplicado pelo prefeito Miguel Coelho (MDB). Com cerca de 350 mil habitantes e nenhuma morte por Covid-19 contabilizada, o município tem sido exemplo nas ações de enfrentamento à pandemia.

Além de ter montado um hospital de campanha com capacidade para 100 pacientes, a cidade também investiu em cerca de 20 mil testes rápidos. Na semana passada, Petrolina se tornou exemplo para que demais municípios fizessem parceria com a Caixa para organizar as filas e montar pontos de apoio para ajudar pessoas que têm dúvidas sobre o auxílio emergencial.

Miguel tem investido fortemente na infraestrutura de Petrolina, utilizando verbas de repasses do Governo Federal, que são frutos da boa articulação do seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que é líder de Bolsonaro no Senado. O jovem ainda conta com a parceria de dois irmãos deputados, que atuam um na Assembleia Legislativa e outro na Câmara Federal, e não têm medido esforços para concentrar investimentos no município.

Os petrolinenses têm experimentado esse bom momento, o que fortalece Miguel e deve facilitar sua reeleição. O Palácio do Campo das Princesas já vinha encontrando dificuldade em montar uma estratégias para enfrentar os Coelhos na cidade, e o pós pandemia deve complicar ainda mais essa situação.

Prestígio – Desde o início do governo Bolsonaro, Petrolina já recebeu a visita de pelo menos seis ministros. Educação, Meio Ambiente, Defesa, Agricultura, Ciência e Tecnologia, e Desenvolvimento Regional fizeram questão de conhecer o município, demonstrando por diversas vezes o prestígio de FBC junto ao governo. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e o chefe de Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, também já estiveram na cidade.

Participação – Manifestantes se aglomeraram neste domingo (03), em frente ao Palácio do Planalto pedindo o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. Os participantes também voltaram a pedir intervenção militar. Sem máscara, o presidente Jair Bolsonaro também esteve presente.

Críticas – A participação de Bolsonaro em mais um ato antidemocrático foi alvo de críticas por parte de políticos, juristas e entidades. Outro fato bastante lamentado foram as agressões que jornalistas sofreram por parte dos apoiadores do presidente. Além do Estadão, houve agressão e ofensa a equipes da Folha de S.Paulo, do jornal O Globo e do site Poder360.

Mudanças – Ao ver seu nome de confiança ser barrado para o comando da Polícia Federal pelo STF, Bolsonaro resolveu escolher para o cargo de diretor-geral da instituição o delegado Rolando Alexandre de Souza, braço direito de Ramagem na ABIN. A nomeação foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”.

Liderança – O deputado estadual Erick Lessa (PP) tem criticado fortemente a condução da prefeita Raquel Lyra (PSDB) durante o período de pandemia. Na semana passada, o parlamentar publicou um artigo intitulado ‘Bom líder se revela na tempestade’, avaliando que a dificuldade de dialogar com outras esferas de poder e com a sociedade civil colocou o governo municipal em uma posição de inabilidade em oferecer respostas à população. Com este discurso, Lessa também parece ter dado o tom da oposição para as eleições.

Reação – Teve início hoje (04) no Polo Caruaru, o Sulanca Delivery. A plataforma servirá para que os sulanqueiros possam comercializar seus produtos de forma on-line. A medida surgiu após críticas de comerciantes que aguardavam alguma sinalização por parte da gestora. Segundo membros do governo, a estreia foi positiva e tem sido aprovada por quem já conferiu o serviço nesta segunda.

Repasse – A cidade de Caruaru vai receber cerca de R$ 34,5 milhões do Governo Federal. O valor faz parte do programa de enfrentamento ao coronavírus, aprovado no Senado Federal no último sábado (02). O repasse é calculado de acordo com a quantidade de habitantes de cada cidade.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO