Cenário Político: A politização da Feira de Caruaru

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de julho de 2020 às 00h00min
Foto: Rafael Lima

Não é de hoje que a Feira de Caruaru é o centro do debate de campanhas eleitorais. Neste final de semana, mais um episódio acabou chamando a atenção. Após diversos problemas gerados pelo funcionamento irregular durante o período de pandemia, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) decidiu isolar toda a área da Brasilit, na tarde do último sábado (18), para evitar a comercialização.

A decisão foi vista como autoritária, já que não houve diálogo com os sulanqueiros. Não demorou muito para que as imagens começassem a circular na internet, causando polêmica. O deputado estadual Delegado Lessa (PP) foi o único político a marcar presença no local. Ele fez uma live falando sobre o tratamento dado aos feirantes, e foi duramente criticado por seus adversários. Por outro lado, o parlamentar recebeu afagos dos seus apoiadores. 

Com a repercussão negativa, não demorou muito para a tucana autorizar a retirada dos tapumes, já na manhã do domingo (19), menos de 24h depois da instalação. A prefeitura marcou hoje (20), uma coletiva de imprensa, que será realizada às 10h. O objetivo é anunciar protocolos de funcionamento da Sulanca. Com o avanço da transmissão do vírus no Agreste, o Governo do Estado proibiu o funcionamento das feiras do Polo de Confecções causando a inquietação de quem vende esses produtos semanalmente.

Em Caruaru, Raquel foi eleita com a promessa de transferir a Feira da Sulanca de forma gratuita, mas até aqui não foi o que se viu na prática. A eleição vai se aproximando e o local que é fonte de renda para milhares de caruaruenses, novamente voltará a ser alvo de promessas. Enquanto o tempo passa, o Parque 18 de Maio vai sendo tratado de forma improvisada e perdendo espaço para cidades vizinhas como Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, que há anos investem na estrutura e publicidade de suas feiras. 

Coletiva – A expectativa é grande para saber os protocolos que a prefeita Raquel Lyra (PSDB) vai apresentar em coletiva às 10h. Ao lado dos secretários de Saúde e executivo de Serviços Públicos, a gestora promete detalhar todas as medidas de segurança que deverão ser seguidas pelos comerciantes e compradores. Basta saber quando o governador Paulo Câmara (PSB) vai autorizar o retorno da atividade.

Custo – Ficou o questionamento no ar de quanto a Prefeitura de Caruaru gastou para isolar o espaço e em menos de 24 horas retirar toda a estrutura. Uma das falhas da gestão é a falta de planejamento, principalmente nas tomadas de decisões. Até o momento não se sabe o valor que foi aplicado, mas não restam dúvidas de que ele deveria ser melhor utilizado.

Coronavírus – Pouco mais de uma semana após o retorno dos atendimentos presenciais nas secretarias e autarquias de Caruaru, cinco secretários do município testaram positivo para a Covid-19. A notícia já estava circulando desde o sábado (18), mas apenas ontem (19) a assessoria confirmou a informação. Ana Maraiza, André Teixeira Filho, Diogo Bezerra, José Pereira e Ytalo Farias estão em isolamento domiciliar e passam bem.

Vantagem – Dos pré-candidatos de oposição que buscam disputar a Prefeitura do Recife este ano, o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) parece ser o que reúne mais condições de apoiadores ao seu projeto. Na última semana o também ex-ministro Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, sinalizou um apoio a Mendonça, que ainda deve contar com o PTB e PSD no seu palanque, caso este último decline do apoio a João Campos (PSB) e desembarque de vez da Frente Popular.

Fundeb – Deve ser aprovado hoje (20), na Câmara dos Deputados, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. O Fundeb é a principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil. A proposta aguardada para entrar em votação aumenta a participação do Governo Federal no financiamento, indo dos atuais 10% para 20% em 2026.

Encontro – Com direito a “Pai Nosso” e “Hino Nacional”, Bolsonaro encontrou seus apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. Apesar da distância, o presidente interagiu com os participantes e chegou a tirar a máscara em alguns momentos. Durante a última semana, Bolsonaro realizou um segundo teste para a Covid-19 e o resultado foi positivo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO