Movimento do Palácio pode beneficiar Miguel em Petrolina

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
30 de julho de 2020 às 00h00min
Foto: Jonas Santos

Coluna da quinta-feira

Com o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) fora da disputa pela Prefeitura de Petrolina, o governador Paulo Câmara (PSB) precisa encontrar uma estratégia para tentar barrar a reeleição do prefeito Miguel Coelho (MDB) ainda no 1º turno. Os socialistas têm duas opções: subir no palanque do ex-prefeito Julio Lóssio (PSD) ou investir as fichas no presidente do IPA, Odacy Amorim (PT).

Lucas era o candidato natural do Palácio do Campo das Princesas, mas foi sacado do jogo e recebeu como consolo o comando da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, enterrando de vez a possibilidade de comandar a principal cidade do Sertão. Com o deputado licenciado fora do páreo, a oposição em Petrolina acabou ficando fragilizada e sem um nome competitivo para fazer um contraponto ao projeto do emedebista.

Apesar de o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) se antecipar e declarar apoio a Odacy, a aliança entre PT e PSB não deve prosperar, já que na capital pernambucana, até o momento, não existe reciprocidade envolvendo os dois partidos. Sem unidade entre as forças contrárias, Miguel Coelho não encontrará muitas dificuldades para faturar o pleito no dia 15 de novembro.

Destaque – Ao lado do prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), e da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), o nome de Miguel Coelho (MDB) é sempre lembrado para disputar o Governo de Pernambuco em 2022. Apesar de jovem, sua desenvoltura tem chamado a atenção da classe política do estado. 

Problema – O deputado Túlio Gadêlha (PDT) mal oficializou sua pré-candidatura a prefeito do Recife, e já tem um abacaxi para descascar. A ex-secretária de Habitação Isabella de Roldão (PDT) afirmou ter sido pega de surpresa com o anúncio realizado ontem (29). Ela disse que não foi procurada pelo pedetista e que a decisão foi tomada sem a escuta dos integrantes do partido. 

No batente – Nas últimas semanas o deputado estadual Delegado Lessa (PP) tem dedicado boa parte do seu tempo aos trabalhos da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe. O parlamentar tem realizado inúmeras reuniões com representantes do setor produtivo, buscando a antecipação das atividades no Agreste. 

Reabertura – O deputado estadual Tony Gel (MDB) é um dos que mais tem solicitado o retorno da Feira de Caruaru. O ex-prefeito tem feito a defesa de que é melhor reabrir de maneira organizada, seguindo todos os protocolos, do que continuar funcionando de forma desorganizada.

Guerra de poderes – A Justiça Federal aceitou ontem (29) a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o senador e ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e sua filha, Verônica Serra, por lavagem de dinheiro. No entanto, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu suspender todas as investigações.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO