O desafio de unir o PT

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
3 de agosto de 2020 às 00h00min
Foto: Ricardo Labastier

Coluna da segunda-feira

Confirmada como pré-candidata a prefeita do Recife, na última semana, pelo Diretório Nacional do PT, a deputada federal Marília Arraes terá pela frente o desafio de unir os dirigentes partidários em torno do seu nome, ou pelo menos fazer esse esforço. Não é novidade para ninguém que algumas lideranças como o senador Humberto Costa defendem a manutenção da aliança com o PSB na capital pernambucana, mas a possibilidade disso acontecer é perto de zero, já que a instância maior do partido enterrou de vez essa ideia.

A engenharia do PT não é fácil de se entender. São diversos grupos com pensamentos diferentes e com interesses diferentes, muitas vezes desconectados com os desejos do eleitorado. A parlamentar tem sido taxada de não construir coletivamente e de não dialogar sobre o projeto eleitoral com a direção municipal. Marília vai precisar começar a fazer política para dentro da sigla, no intuito de tentar aparar as arestas e diminuir o desgaste causado até aqui. 

O PT unido já mostrou por diversas vezes a força que tem, e deve haver um esforço de dirigentes nacionais em torno disso. Mas rachado, é um desastre. Basta lembrar da fatídica eleição de 2012, que levou o partido à lona, fazendo com que até hoje junte os pedaços que ficaram pelo caminho. Marília aparece na dianteira em quase todas as pesquisas e tem chances de vencer, mas é necessário um esforço para que o episódio de oito anos atrás não se repita.

Suplência – Caso Marília vire prefeita do Recife, quem assume a sua vaga na Câmara Federal é o ex-presidente do IPA Odacy Amorim (PT). Ele é um dos que torcem o nariz contra a candidatura da petista. Amorim busca viabilidade para disputar a Prefeitura de Petrolina, mas o cenário por lá é o oposto da capital pernambucana.

Posse – Lucas Ramos (PSB) será empossado hoje, às 09h, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado. A cerimônia será transmitida pelo YouTube. Com isso, o agora deputado licenciado fica oficialmente fora da disputa pela Prefeitura de Petrolina. Quem assume o seu lugar na Alepe é o ex-secretário da pasta Aluisio Lessa (PSB).

Chapa tucana – O nome do vice Rodrigo Pinheiro (PSDB) vem se fortalecendo nos últimos dias para repetir a dobradinha com a prefeita Raquel Lyra (PSDB). Sem grandes pretensões políticas no seu horizonte, Pinheiro não tem o perfil de quem pode ameaçar o projeto político da família Lyra mais adiante.

Cobrança – Líder da oposição na Câmara de Caruaru, o vereador Daniel Finizola (PT) questionou um aluguel mensal de R$ 3,5 mil, que tem sido pago pela Prefeitura de Caruaru em um prédio onde supostamente funcionaria a Biblioteca Municipal. Acontece que ela não existe.

Queimando a largada – Academias, bares e restaurantes estão autorizados a funcionar em Caruaru e outros 52 municípios do Agreste a partir de hoje (03). Mas desde o anúncio do retorno que muitos se anteciparam e abriram as portas no fim de semana. As prefeituras terão que montar um esquema de fiscalização forte para que a situação nos municípios não fujam do controle.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO