Golpe em Túlio pode ter a digital de Lupi

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
4 de agosto de 2020 às 00h00min
Foto: Alexandre Amarante

Coluna da terça-feira

Um dia após o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) oficializar sua pré-candidatura a prefeito do Recife, a ex-secretária de Habitação, Isabella de Roldão (PDT), também decidiu seguir o mesmo caminho. Ela recebeu o apoio de lideranças e militantes do partido, que lançaram uma carta referendando o seu nome. O movimento acontece sob o olhar atento de Carlos Lupi, presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista.

Apesar de todas as declarações serem no sentido de fortalecimento e crescimento da legenda, a falta de um entendimento entre as principais lideranças no estado só reforça os interesses distintos. E o movimento vai bem mais além.

Se depender de Zé e Wolney Queiroz, o PDT seguirá firme na Frente Popular, que tem como pré-candidato a sucessor de Geraldo Julio, o deputado João Campos (PSB). Na tentativa de emplacar o PDT na vice do socialista, Isabella deve ser a grande cartada de Wolney para anular de vez Gadêlha do jogo.

Os afagos de Lupi direcionados à Isabella só reforçam que o projeto de Túlio poderá ficar pelo meio do caminho. O clima entre os dois grupos deve esquentar e até a convenção, a incerteza tomará conta dos filiados que aguardam por um desfecho que agrade os dois lados.

Decepção – Se for rifado da disputa, essa será a segunda decepção partidária de Túlio Gadêlha (PDT) este ano. A primeira foi quando ele esperava ser indicado a líder da minoria na Câmara Federal, mas acabou não se concretizando. Na ocasião, ele chorou e retirou sua pré-candidatura a prefeito do Recife, mas pelo visto mudou de ideia.

Indicação – O deputado federal André de Paula (PSD) emplacou seu aliado político no governo Bolsonaro. Francisco Papaléo vai comandar a superintendência estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ele já foi secretário estadual das Cidades no primeiro governo Paulo Câmara (PSB) e é da extrema confiança de André.

Saindo do gabinete – Nos últimos dias, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), tem sido presença constante nas ruas da cidade. Com a missão de emplacar o seu afilhado político, João Campos (PSB), o gestor tem realizado inaugurações simbólicas na tentativa de registrar a marca socialista.

Maratona de agendas – O pré-candidato a prefeito de Caruaru, Delegado Lessa (PP), tem intensificado o ritmo de agendas pré-eleitorais no município. No último domingo (02) ele esteve presente na zona rural, onde gravou um vídeo fazendo críticas à atual gestão. Na tentativa de ir para o segundo turno, Lessa vai usar como estratégia a polarização com a prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Convenção – O PDT Caruaru marcou a sua convenção para o dia 12 de setembro. A data não foi escolhida por acaso, representa também o número da sigla. Existe uma expectativa por parte dos aliados do ex-prefeito José Queiroz para saber se ele realmente vai disputar a Prefeitura de Caruaru mais uma vez.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO