PSB pode ser fiel da balança em Caruaru

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
5 de agosto de 2020 às 00h00min
Foto: Vladimir Barreto

Coluna da quarta-feira

Oposição à gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB), o partido capitaneado pelo governador Paulo Câmara pretende buscar uma posição de maior protagonismo em Caruaru. Nomes como o Delegado Lessa (PP), José Queiroz (PDT), Tony Gel (MDB) e Raffiê Dellon (PSD) têm procurado o apoio do PSB, que passou a ser presidido no município pelo vereador Marcelo Gomes.

O partido terá um papel determinante nas eleições de Caruaru. Além de contar com um importante tempo para somar nos programas de Rádio e TV, que pode fazer toda a diferença em um período que não permite aglomeração, o PSB ainda comanda a máquina do Governo do Estado. Dependendo das circunstâncias, sua presença em um desses palanques pode impulsionar a chegada ao 2º turno. 

Nas três últimas eleições, a sigla fez parte de chapas majoritárias, e planeja dar sequência a esse ritual. Marcelo exerce o seu segundo mandato na Capital do Agreste, mas pode ir em busca de voos mais altos, pleiteando a vice. Conversas nesse sentido já foram iniciadas, mas uma definição sobre o assunto só deverá ser tomada próximo ao fim das convenções.

Em família – Marcelo é filho de Jorge e Laura Gomes, casal respeitado no meio político. Ambos já ocuparam diversos cargos públicos e sempre estiveram firmes no PSB nos tempos das vacas gordas e vacas magras. Dificilmente eles devem disputar mais alguma eleição, e pelo que tudo indica, o bastão foi passado de vez para o herdeiro que já está na linha de frente das articulações.

Dúvida no ar – Apesar de o PDT já ter agendado sua convenção, chegando a causar uma euforia entre os mais próximos a Queiroz sobre uma possível candidatura do pedetista, um ex-aliado do deputado comentou, em reserva, que não acredita nessa possibilidade. Segundo ele, o perfil do ex-prefeito é o “corpo a corpo” e a pandemia será uma forte inimiga desse método eleitoral.

Pedido – O deputado estadual Tony Gel (MDB) solicitou o retorno das atividades de creches e hoteizinhos em Caruaru e no Agreste. De acordo com o parlamentar, com a volta das atividades do comércio varejista, centenas de mães encontram dificuldades para deixar os filhos em um lugar seguro.

Irreversível – Com críticas direcionadas ao prefeito Geraldo Julio (PSB), a delegada Patrícia Domingos (Podemos) lançou ontem (04), de forma virtual, a sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife. Ela afirmou, que se eleita, sua primeira medida será uma auditoria nos contratos firmados pela atual gestão. Patrícia ainda registrou que a sua candidatura é irreversível.

Investigação – A deputada federal Marília Arraes (PT), e o presidente do PSOL Pernambuco, Severino Alves, ingressaram com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo para que seja investigada a nomeação de Ana Paula Amorim para a superintendência do Ministério da Saúde em Pernambuco. A suspeita é de que existe um desvio de finalidade. Ela foi nomeada no fim do mês passado por Pazuello.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO