Queiroz toma injeção de ânimo e muda postura

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
6 de agosto de 2020 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna da quinta-feira

Se alguém esperava um pré-candidato frágil ou que apenas fosse cumprir tabela, tem se surpreendido com a desenvoltura do deputado estadual José Queiroz (PDT) nas últimas entrevistas. Até poucos dias atrás, a participação do ex-prefeito nas eleições de novembro era uma incógnita, mas após o anúncio da convenção do PDT, ele passou a ser o centro das atenções.

O parlamentar, que vinha apagado, mudou a postura e parece disposto a encarar os concorrentes de frente. Durante suas falas mais recentes, Queiroz tem evitado tocar no nome da prefeita Raquel Lyra (PSDB). O deputado vem apostando em relembrar as ações realizadas em Caruaru, enquanto ele ocupava a cadeira do Palácio Jaime Nejaim.

Habilidoso, Zé tem feito questão de exaltar antigos aliados com quem espera contar novamente no pleito, entre eles o PT. Não só por ser o partido que tem o maior tempo no programa eleitoral, mas também pelo peso da imagem do ex-presidente Lula. Zé Queiroz também acredita que poderá reeditar a Frente Popular, o que deixaria o deputado mais um passo à frente na tentativa de ir ao segundo turno contra a tucana.

Questionado sobre como será sua participação nas eleições com um cenário de pandemia, o ex-prefeito tem dito que seguirá todas as recomendações necessárias, mas prevê que em outubro já será possível estar nas ruas fazendo o “corpo a corpo”, que virou a sua marca registrada em campanhas anteriores.

Ele afirma que vai jogar pesado e entrar na eleição de corpo inteiro, arriscando dizer que pode até vencer no primeiro turno, caso consiga juntar os apoios que precisa. A questão é que não se pode ignorar o legado de quem já foi por quatro vezes prefeito. Agora, com Queiroz confirmado na corrida, os adversários precisarão reorganizar as estratégias.

Obstáculo – Muitos acreditam que José Queiroz (PDT) foi um bom prefeito, mas já deu a sua contribuição. O sentimento de renovação política é grande e o pedetista vai precisar enfrentar mais esse adversário para apresentar ao eleitor o porquê de querer ser prefeito de Caruaru mais uma vez.

Inspiração – Bastou o deputado estadual José Queiroz (PDT) se apresentar para a disputa em Caruaru, que o seu colega da Alepe, Tony Gel (MDB), seguiu o mesmo caminho. Em entrevista concedida ontem (05), o emedebista sinalizou a pré-candidatura e já apresentou duas propostas para o plano de governo.

Mais um – O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Marco Aurélio (PRTB), marcou para o dia 10 de agosto o lançamento do seu nome para disputar a Prefeitura do Recife. O ato será virtual e contará com a presença do presidente nacional da sigla, Levy Fidelix. O deputado aposta no eleitorado de Bolsonaro para ir mais longe na disputa.

Mais críticas – O pré-candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), classificou o projeto de requalificação dos quiosques na Av. Boa Viagem como “maquiagem”. As críticas do ex-ministro contra o prefeito Geraldo Julio (PSB) já viraram rotina. De acordo com o democrata, o gestor quer enganar o recifense “com mais um conto”.

Ampliação – O deputado federal Felipe Carreras (PSB) tem defendido que bares e restaurantes do Recife e região metropolitana tenham horários de funcionamento estendido. Segundo ele, os estabelecimentos estão seguindo os protocolos e podem contribuir para gerar mais emprego e renda.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO