LACEN de Pernambuco recebe 117 mil testes para Covid-19

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
9 de agosto de 2020 às 12h03min
Foto: Divulgação

Já estão no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de Pernambuco, os testes do modelo RT-PCR solicitados pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL) ao Ministério da Saúde. Foram enviados ao LACEN do estado, 117 mil reações para diagnóstico de Covid-19. O programa de testagem é considerado fundamental no enfrentamento à pandemia e o modelo é considerado padrão-ouro no diagnóstico. A amostra é coletada via nasal com uma espécie de cotonete, diferentemente dos testes rápidos, que são feitos com amostra sanguínea. 

“Recebi a confirmação de que o meu pedido foi atendido e fiquei muito feliz de ver que o meu trabalho em Brasília tem gerado grandes conquistas para os pernambucanos. Se o Agreste não tivesse um representante na capital federal, dificilmente conseguiríamos atender a demanda dos municípios. Principalmente porque o número de casos de infecção têm aumentado consideravelmente na região e os testes irão contribuir para a elaboração de estratégias no combate à pandemia”, explica o deputado. 

O Ministério da Saúde destaca que o LACEN de Pernambuco está abastecido com insumos para a realização dos exames nos municípios elencados pelo deputado Fernando Rodolfo em ofício. Caso haja necessidade, as solicitações dos kits de Biologia Molecular destinados para diagnóstico do Covid-19, podem ser requeridas por meio do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES), conforme fluxo já estabelecido pelo LACEN.   

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO