Coluna da sexta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Esterfersson Marques

Raffiê deve herdar votos de Tony

Companheiro de chapa do deputado estadual Tony Gel (MDB) em 2016, o agora candidato a prefeito de Caruaru Raffiê Dellon (PSD) deve ser o maior beneficiado com a saída do emedebista do páreo. Desde o fim do último pleito municipal, o jovem tem intensificado suas andanças pela zona rural, espaço onde Tony sempre obteve boas votações. 

Apesar do parlamentar ter oficializado o apoio da sua sigla ao candidato do Palácio do Campo das Princesas, Marcelo Gomes (PSB), por questão de saúde, o ex-prefeito não deve mover muitos esforços para que o socialista alcance bons resultados em novembro, deixando órfãos os seus votos na cidade e na zona rural da Capital do Agreste. 

Pode acontecer com Raffiê o que aconteceu com Tony, lá atrás, quando ele herdou os votos de Drayton Nejaim. Ainda ontem (17), um aliado histórico de Gel, o empresário Severino Soares, mais conhecido como “Bibiu das Louças” declarou apoio a Dellon, e de acordo com membros ligados a sua campanha, novas adesões estão por vir.

Outro ponto a ser observado são as eleições de 2022. Caso Raffiê não conquiste o seu objetivo, que é governar Caruaru, naturalmente ele se fortalecerá para concorrer a uma das cadeiras da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), disputando diretamente com Tony Gel o mesmo eleitor.

Suspense – As coincidências entre Raffiê Dellon (PSD) e Tony Gel (MDB) não param por aí. Em 2016, o jovem foi anunciado como vice apenas durante a convenção, fato repetido por ele mesmo na última segunda-feira (14), quando segurou para anunciar a sua companheira, Roberta Antunes (PSD), na homologação da chapa.

Apoio forçado – Em quase quatro minutos de vídeo para explicar as razões de estar fora da disputa eleitoral, o deputado estadual José Queiroz (PDT) não citou uma só vez o nome de Marcelo Gomes (PSB), candidato escolhido para representar um conjunto de partidos, entre eles o PDT, reforçando a real falta de unidade em torno do socialista.

Alinhamento – Quem acompanhou a convenção do PT Caruaru do início ao fim, através de videoconferência, foi a deputada estadual Teresa Leitão. A parlamentar é aliada de primeira ordem do vereador caruaruense Daniel Finizola. Ela foi uma das principais fiadoras para que a candidatura de Marcelo Rodrigues se concretizasse.

Estratégia – Um dia após a homologação da chapa do PSL à Prefeitura do Recife, o candidato Carlos Andrade Lima se reuniu com o presidente nacional do partido e deputado federal Luciano Bivar. O encontro, nesta quinta-feira (17), serviu para alinhar as ideias e conversar sobre a missão da chapa Carlos e Rosaly Almeida de trazer para a capital pernambucana o mesmo modelo de governo que o PSL implantou no Brasil.

Sem vice – Apesar do deputado João Paulo (PCdoB) ter oficializado sua candidatura à Prefeitura de Olinda, em convenção realizada na última quarta-feira (16), ele ainda não tem um vice para sua chapa. Responsáveis pela indicação, membros do PT têm se digladiado para ocupar este espaço.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO