Coluna do sábado

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
19 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Após polêmica, PT define vice de João Paulo em Olinda 

Primeira sigla a declarar apoio ao deputado e candidato a prefeito de Olinda, João Paulo (PCdoB), o Partido dos Trabalhadores também ficou responsável pela indicação da vice na chapa do mais recente comunista. Depois de muito impasse, a executiva nacional aprovou, por unanimidade, na última quinta-feira (17), o nome de Vívian Farias (PT) para ocupar o posto. Atualmente ela é vice-presidente da Fundação Perseu Abramo e tem fortes ligações com o senador Humberto Costa (PT).

A princípio, o nome definido em convenção na última terça-feira (15) foi o do presidente municipal da sigla, Luiz Antônio, mais conhecido como Lulinha, mas a escolha acabou causando um desgaste interno entre algumas lideranças que não concordaram com a tática e buscaram o socorro da cúpula nacional petista para intervir na decisão. Apesar de já ter passado o período de convenções, a indicação poderia ser feita até o dia 26 de setembro, data limite para o registro dos candidatos.

A coligação “Olinda das Pessoas” liderada por João Paulo, ainda traz o PSB, PP e o PV na Aliança. O ex-prefeito do Recife vai em busca de repetir o mesmo feito que realizou na capital pernambucana, quando deixou a prefeitura com um alto índice de aprovação. Mas para isso, o candidato da foice e do martelo precisa antes derrotar nas urnas o atual prefeito Professor Lupércio (SD), que vai forte em busca da sua reeleição.

Debate nacional – Ainda antes de oficializar a sua pré-candidatura, João Paulo (PCdoB) já fazia referências bolsonaristas a Lupércio (SD). Mesmo com Olinda já ter sido comandada pelos comunistas por 16 anos, o cenário mudou, e o partido precisará apresentar saídas para os problemas da cidade, além de críticas ao presidente.

Sem retribuição – Apesar da sua identidade com o presidente Bolsonaro, Lupércio pediu votos para o governador Paulo Câmara (PSB) em 2018. Ele esperava uma reciprocidade dos socialistas na eleição deste ano, mas assistiu junto ao deputado federal Augusto Coutinho (SD), o PSB oficializar apoio ao nome de João Paulo (PCdoB).

Impasse – Após Cristiane Moneta (PSB) ter sua candidatura cadastrada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Partido Socialista Brasileiro afirmou em nota, que não terá candidatura em Abreu e Lima. A convenção municipal contrariou o PSB estadual que realizou um novo encontro na última terça-feira (16), sob o comando da direção provisória.

Mergulho – Após o golpe que o deputado Túlio Gadêlha (PDT) levou do seu partido, ele anda distante dos holofotes. O pedetista ainda disparou em tom de mágoa algumas críticas ao presidente nacional da sigla, Carlos Lupi. Apesar do aceno à Marília Arraes (PT), o parlamentar não definiu seu posicionamento sobre a eleição do Recife.

Saúde – O Governo de Pernambuco lança hoje (19), o edital do processo seletivo para o Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2020 – nível superior. Este ano serão ofertadas 87 bolsas integrais de estudo para oito cursos de graduação em saúde, em 17 instituições privadas de ensino nas cidades do Recife, Olinda, Caruaru, Belo Jardim, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO