Coluna da terça-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
22 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Tiago Calazans

Daniel Coelho é reforço de peso na campanha de Patrícia Domingos

Considerada uma outsider na política, a delegada Patrícia Domingos (Podemos) se manteve no isolamento até a proximidade do fim do prazo das convenções, quando recebeu o apoio do deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), que também acabou sendo isolado durante o processo pré-eleitoral e ficou fora do páreo.

Além de indicar o produtor cultural Léo Salazar (Cidadania) na vice, o parlamentar também assumiu a coordenação da campanha da delegada, entrando de corpo e alma nessa batalha. A adesão de Daniel ao projeto encabeçado por Patrícia, sem dúvida fortalecerá o nome dela na disputa. 

Por já ter sido candidato a prefeito em 2012 e 2016, o deputado possui um recall entre o eleitorado recifense, o que pode contribuir bastante para impulsionar a chapa majoritária. Em recentes pesquisas feitas antes das convenções, separados os dois pontuavam bem, e agora devem investir em gravações eleitorais juntos, para associar as imagens.

Em suas andanças, Patrícia deixou de só bater na tecla do combate à corrupção, mas passou a debater a cidade e apresentar propostas. A carioca que nunca foi testada nas urnas tem usado como estratégia o desgaste das gestões do PSB e do PT, que há 20 anos governam a capital pernambucana.

Choque de interesses – Apesar de estarem juntos nesta eleição, em 2022 Daniel e Patrícia devem estar em palanques separados. Caso não obtenha êxito no pleito municipal, a delegada deve se projetar para buscar um mandato na Câmara Federal, como já vem sendo ventilado. Acontece que eles precisam fazer bem os cálculos, já que os dois disputarão os mesmos votos.

Planejamento – Durante construção do seu programa de governo, Patrícia tem defendido uma reforma administrativa com a intenção de desinchar a máquina da Prefeitura do Recife. “É possível uma redução de 20% das secretarias atualmente existentes. Em paralelo, também há como diminuir os cargos comissionados em 20%”, argumentou a delegada.

Debate – Nesta terça-feira (22), a partir das 9h30, os deputados estaduais que compõem a comissão de Administração Pública da Alepe vão debater a reforma administrativa enviada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional. O advogado Cláudio Ferreira é o convidado do deputado Isaltino Nascimento (PSB) para participar da conversa com os parlamentares. A reunião será transmitida pelo canal da TV Alepe no YouTube. 

Mobilização – O deputado federal Fernando Rodolfo (PL), usou a tribuna da Câmara dos Deputados para pedir apoio dos parlamentares na derrubada do veto do rateio dos precatórios do Fundef. O pedido é para derrubar a decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que vetou parcialmente a lei 14.057/20, que regulariza o pagamento de precatórios do governo federal e garante o rateio de pelo menos 60% dos precatórios do Fundef com os profissionais do magistério. 

Projeto – O PT apresentou nesta segunda-feira (21), um “Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil”, que entre muitas medidas emergenciais e de longo prazo, coloca a geração de emprego e distribuição de renda entre as prioridades para o país superar a crise e retomar o desenvolvimento. Com 210 páginas, o plano é dividido em três partes: um diagnóstico, medidas emergenciais e propostas para o futuro da nação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO