Coluna da quarta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de setembro de 2020 às 00h00min
Fotos: Divulgação

Clima esquenta entre João e Mendonça 

Apesar das eleições iniciarem oficialmente só no próximo domingo (27), os candidatos à Prefeitura do Recife já estão dando o tom de como serão as próximas semanas. Crítico ferrenho dos governos socialistas, o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) tem a todo tempo tentado polarizar com o deputado João Campos (PSB), que ontem (22) resolveu sair da defesa. 

No início desta semana, o democrata colocou no colo do prefeito Geraldo Julio (PSB) e do governador Paulo Câmara (PSB) a culpa pela queda do rendimento do trabalhador, que segundo um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) caiu 29,5% no Recife e 26,9% em Pernambuco. O posicionamento de Mendonça fez o líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), rebater as críticas chamando o candidato de “oportunista”.

As farpas entre os postulantes ao cargo maior da cidade não pararam por aí. Ainda através da imprensa, Mendonça fez questão de responder a provocação de Isaltino e pediu explicações a João Campos sobre as seis operações da Polícia Federal na capital pernambucana, a partir de denúncias sobre um suposto superfaturamento na compra de materiais hospitalares para o combate à Covid-19.

Ao sair em defesa dos aliados, o herdeiro de Eduardo Campos não deixou barato e aproveitou para alfinetar o adversário, chamando Mendonça de “eterno candidato”. O parlamentar prosseguiu as críticas afirmando que apesar do tempo que o ex-parlamentar tem na política, parece não ter amadurecido. Pelo visto, a eleição do Recife promete ser uma das mais acirradas entre as gerações opostas.

Recorde – Além de João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM), mais nove candidatos disputarão a prefeitura da capital pernambucana este ano. São eles: Marília Arraes (PT), Patrícia Domingos (Podemos), Marco Aurélio (PRTB), Alberto Feitosa (PSC), Carlos Alberto Lima (PSL), Charbel Maroun (Novo), Cláudia Ribeiro (PSTU), Thiago Santos (UP) e Victor Assis (PCO).

Restrição – A candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, comentou a decisão da TV Globo em restringir a participação nos debates a quatro candidatos. A petista defende que o debate sobre a capital pernambucana, sobretudo em função de todas as dificuldades pelas quais a cidade vem passando, deve ser sempre o mais amplo e aberto possível, para que todos possam apresentar suas propostas e discutir a cidade.

Destaques – O governador Paulo Câmara anuncia hoje (23), no Palácio do Campo das Princesas, os destaques do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) 2019. A divulgação, que este ano será transmitida on-line, é um momento aguardado no calendário da educação pública de Pernambuco. Ao todo, serão anunciados 42 vencedores em 14 categorias, entre municípios, escolas públicas e gestores.

Inclusão – O candidato a prefeito de Caruaru Raffiê Dellon (PSD) largou na frente abordando a temática da acessibilidade na sua campanha. Ele anunciou que irá protocolar junto à ACACE (Associação Caruaruense de Cegos), o seu Plano de Governo em Braille, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Caso seja eleito, o jovem defende que a pauta da acessibilidade seja uma das prioridades da sua gestão. 

Juventude – A prefeita e candidata à reeleição em Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), realizou um diálogo com jovens para colher ideias para o seu Plano de Governo. O encontro, que aconteceu na noite de ontem (22), respeitando todos os protocolos sanitários, serviu para ouvir a juventude sobre o desenvolvimento de políticas públicas. Temas como empreendedorismo jovem e inclusão digital foram abordados.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO