Coluna da quinta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
24 de setembro de 2020 às 00h00min
Foto: Jefferson Rudy

O novo momento do PSL

Não restam dúvidas de que a eleição de 2018 foi um divisor de águas para o Partido Social Liberal (PSL). A legenda não só deu abrigo para que Bolsonaro disputasse a Presidência da República, como saiu de um para 52 deputados federais. Não demorou muito para que denúncias sobre supostas candidaturas “laranja” viessem a tona, ganhando destaque nos noticiários a nível nacional.  

Cobiçado pelos grupos oposicionistas durante o período pré-eleitoral e até pelo PSB, o PSL resolveu disputar com uma chapa ‘puro sangue’ a Prefeitura do Recife, apresentando o nome do advogado Carlos Andrade Lima e a psicóloga Rosaly Almeida. Desconhecida no meio político, a dupla tem percorrido as comunidades e apresentado propostas para a capital pernambucana. 

Com o segundo maior fundo eleitoral, o PSL também carrega o segundo maior tempo de televisão, o que será fundamental para que os recifenses possam conhecer o projeto do partido para o Recife. Apesar de não ter nenhuma representação na Casa de José Mariano, 59 candidatos a vereador foram oficializadas na convenção, número máximo permitido no município. Se o desfecho será positivo, só as urnas podem responder, mas o exército para a campanha de Luciano Bivar em 2022 já está formado.

Pensando grande – Presidente nacional do PSL, Bivar pode estar pavimentando o caminho para disputar o Governo de Pernambuco nas próximas eleições. O partido tem fortalecido suas bases no interior e o projeto majoritário no Recife pode levar o parlamentar a encarar esse plano. O resultado do pleito deste ano pode dar a musculatura necessária para que isso aconteça.

Além do prazo – Após mais de cinco anos de atraso, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), inaugura hoje (24) o novo Geraldão, um complexo multiuso na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. O prazo inicial era que o término ocorresse em 18 meses (início de 2015). O prazo, porém, foi descumprido tantas vezes que a administração da cidade foi notificada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Referência nas cores – A lei nº 15.124, de 2013, que fixa os critérios de denominação de bens públicos estaduais e proíbe o uso de cores alusivas a partidos políticos neles, ganhou uma nova alteração. Por proposição do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), agora, deve-se utilizar preferencialmente as cores da bandeira oficial de Pernambuco em prédios públicos, veículos em uso pelo Poder Público, obras públicas e publicidade governamental.

Parabéns – Nesta quinta-feira (24) a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Caruaru comemora 60 anos de fundação. Instalada em 24 de setembro de 1960, a Subseccional foi a primeira do Norte e Nordeste, e teve o advogado Darley de Lima Ferreira na presidência da primeira diretoria. A OAB de Caruaru é a maior do Estado de Pernambuco, com mais de 3 mil advogadas e advogados inscritos.

Afastamento – O Ministério Público Federal (MPF) enviou petição à Justiça Federal no Distrito Federal cobrando decisão sobre o pedido de afastamento de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. O ministro responde a ação de improbidade administrativa pelo suposto desmonte deliberado de políticas públicas voltadas à proteção ambiental e, desde julho aguarda-se uma resposta.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO