Paulo Câmara anuncia instalação de fábrica na Mata Sul

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
24 de setembro de 2020 às 14h30min
Foto: Ivison Gambarra

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, na manhã desta quinta-feira (24), no Palácio do Campo das Princesas, a instalação da Orion Fabricação de Estofados, do Grupo Umaflex, no município de Escada, na Zona da Mata Sul do Estado. A unidade vai produzir colchões, estofados e espumas de alta qualidade. Serão investidos cerca de R$ 20 milhões na primeira fábrica do grupo no Nordeste. A empresa planeja iniciar as obras em outubro e inaugurar a planta em setembro de 2021. O empreendimento vai gerar cerca de 250 empregos diretos.

O anúncio contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach; do diretor presidente da AD Diper, Roberto de Abreu e Lima; do diretor executivo do Grupo Umaflex, Walnei Xavier Ribeiro; e dos representantes da empresa Luciano Kienen e Vantuir Regis dos Santos.

A fábrica será construída no Polo Empresarial do município, equipamento gerenciado pela AD Diper dentro do direcionamento dado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para atrair novas empresas. A planta ficará em uma área de seis hectares, na BR-101 Sul, Km 125. Como incentivo para a instalação, a empresa também receberá diferimento de até 85% do ICMS, podendo se estender até 2032, a partir do Proind – Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco, gerenciado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Com a chegada em Pernambuco, a Orion espera reduzir o custo logístico para outras praças do Nordeste, aumentando seu market share no Estado e em toda a região. De acordo com a direção, a intenção é iniciar a produção com 10 mil unidades/mês e, em um ano, dobrar para 20 mil unidades mensais. Segundo Walnei Xavier, as condições oferecidas por Pernambuco foram determinantes para a decisão do grupo.

O Grupo Umaflex, dono da Orion Estofados, está no mercado há mais de 25 anos e possui duas unidades industriais – uma em Umuarama, no Paraná, e outra em Conchal, em São Paulo. De acordo com o grupo, a Umaflex produz um estofado a cada 20 segundos. O grupo atende desde as pequenas até as maiores redes de lojas de móveis do País e conta, atualmente, com um parque industrial dotado de mais de 150 mil m² de área construída.

Mesmo com a pandemia freando o mercado global em 2020, Pernambuco avança na atração de novos negócios. De janeiro a setembro deste ano, o Governo do Estado atraiu 52 novos projetos privados, principalmente de indústrias. Com a instalação dos empreendimentos acompanhados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a previsão é gerar 4.450 vagas com carteira assinada em território pernambucano. Os aportes privados anunciados nos nove primeiros meses deste ano totalizam R$ 2,23 bilhões.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO