Coluna da segunda-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
26 de outubro de 2020 às 00h00min
Foto: Andreza Ferreira

Raffiê intensifica ritmo de agendas 

Após a divulgação de duas pesquisas que trazem a candidata à reeleição Raquel Lyra (PSDB) disparada em primeiro lugar, Raffiê Dellon (PSD), que também disputa o comando da Prefeitura de Caruaru aumentou o seu ritmo de agendas. Apesar do curto tempo e da distância numérica entre ele e o Delegado Lessa (PP), que aparece em segundo melhor colocado, aliados do jovem acreditam que ele pode surpreender e alcançar o atual deputado na corrida eleitoral.

O principal movimento tem sido o de fortalecer a comunicação. Bom de discurso e retórica, Raffiê tem usado seus dotes nas entrevistas e debates para conquistar os eleitores, além de registrar nas mídias sociais todas as visitas e fazer questão de deixar a imprensa atualizada.

Muitos aguardavam que o candidato herdasse boa parte dos votos do deputado Tony Gel (MDB), que ficou de fora da disputa, mas não foi o que os números expressaram. As três últimas semanas antes do 1º turno serão decisivas para Raffiê, e sua estratégia dirá muito sobre o resultado final. 

Um fato que precisa ser levado em consideração é que independente do resultado, essa eleição tem tornado o ex-coordenador da 4ª Ciretran mais conhecido e isso será um saldo positivo para o seu futuro político. Longe do 2º turno, Dellon vai procurar se firmar no cenário eleitoral da cidade, para daqui a dois anos buscar um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Zona rural – Neste domingo (25), Raffiê fez um porta a porta pelas ruas do Murici, área rural da cidade. O prefeiturável conversou com os moradores sobre a proposta, que faz parte do seu plano de governo, para criar um programa de eletrificação e saneamento nas comunidades rurais.

Zona rural 2 – A candidata à reeleição em Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), esteve neste domingo (25) em Cachoeira Seca. A tucana ouviu os moradores da comunidade da zona rural, apresentou propostas, e reforçou o pedido de voto para a Capital do Agreste.

Substituição – Com a limitação de pessoas em atividades políticas, candidatos a prefeito e vereador de Caruaru têm substituído as tradicionais caminhadas nos bairros por buzinaços e carreatas. Apesar da poluição sonora, essa é a maneira que os políticos encontraram para estar mais perto do eleitorado caruaruense e promover aglomeração de forma velada, já que as pessoas se amontoam sem máscaras para abraçar os políticos pelas ruas.

Batalha – Diferente de outros municípios, a eleição do Recife tem sido travada por embates jurídicos. Os programas eleitorais vêm sendo o maior alvo de pedidos por direito de resposta. Além disso, ainda tem as denúncias de fake news nas mídias sociais. O calor da reta final deve fazer com que essas solicitações aumentem cada vez mais.

Irritação – Ao ser questionado por um popular sobre a alta do preço do arroz, o presidente Jair Bolsonaro respondeu: “Tu quer que eu baixe na canetada? Você quer que eu tabele? Se você quer que eu tabele, eu tabelo. Mas você vai comprar lá na Venezuela”. De janeiro até setembro, o produto aumentou cerca de 41%.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO