Cenário Político: um desserviço à história

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
8 de janeiro de 2021 às 00h00min
Foto: Reuters

Coluna da quinta-feira

Em um governo conturbado e tomado por polêmicas, Donald Trump vai deixando à presidência dos Estados Unidos bem ao seu estilo. Ainda repercutem as cenas de violência incitadas pelo líder americano na última quarta-feira (06). Os efeitos negativos foram os piores possíveis para a imagem de uma das maiores potências econômicas do mundo. A manifestação violenta resultou em quatro mortes e 52 presos, além de invasão ao Capitólio.

Para tentar conter as sandices de Trump, o CEO do Facebook e Instagram baniu ontem (07) as contas do presidente, espaço que vinha sendo utilizado para incentivar apoiadores extremistas. Ao contrário de lideranças Internacionas que condenaram as ações, o ministro de Relações Exteriores do Brasil Ernesto Araújo comentou de forma discreta o ocorrido, dizendo que é necessário uma investigação para saber se houve participação de infiltrados.

As posições antidemocráticas servem para que outros países sigam pelo mesmo caminho, sempre que não obtiverem resultado positivo nas urnas. Donald Trump vai saindo da Casa Branca literalmente pela porta de trás, sendo o pior presidente dos EUA nos últimos tempos. Ele segue no comando do país até o dia 20 de janeiro, quando Joe Biden assumirá com a grande responsabilidade de ultrapassar esse capítulo caótico na história política.

Validado – Em meio a todo o caos causado por Trump, o presidente eleito Joe Biden foi confirmado no cargo pelo Congresso. Ele classificou os extremistas como “terroristas domésticos”. Seu partido também terá o controle da Câmara e do Senado, podendo contribuir na aprovação de projetos de interesse da Casa Branca.

Números – O Brasil atingiu a triste marca de 200 mil mortos causados pela Covid-19. Por outro lado, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 100 milhões de doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan. A eficácia da vacina é de 78% para casos leves e 100% para moderados e graves. O ministro trabalha com três cenários para o início da vacinação.

Socorro – Tramita na Câmara um projeto de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB) para criar o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, contribuindo no refinanciamento de débitos das empresas do setor com o Governo Federal. A proposta conta com o apoio de quase 400 parlamentares, que já assinaram o requerimento.

Mais uma – O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vai tirando do papel mais uma promessa de campanha. Foi publicado um Decreto para desapropriação de áreas próxima a BR-232, no trecho que vai da Ceasa ao Atacado dos Presentes, para poder viabilizar a triplicação da via.

Mudança – Quem estará à frente da TV Câmara no biênio 2021-2022 será a jornalista Risoni Santos. Experiente, ela acumula anos de experiência em rádios e assessoria de imprensa, inclusive na própria Câmara Municipal. O equipamento é uma das principais ferramentas de comunicação do Poder Legislativo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO