Cenário Político: um nome forte no Sertão do Pajeú

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
11 de janeiro de 2021 às 00h00min
Foto: Wellington Júnior

Coluna da segunda-feira

Após oito anos à frente da Prefeitura de Serra Talhada, o nome de Luciano Duque (PT) vem ganhando força para disputar uma das vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Articulador de mão cheia, o político atua como uma espécie de “consultor” dos prefeitos das cidades vizinhas, ampliando seu raio de influência. A boa aprovação de Duque foi traduzida na eleição passada, quando elegeu sua sucessora com mais de 60% dos votos.

Márcia Conrado (PT) não só venceu com uma expressiva votação, como também se tornou a primeira mulher a comandar a terra de “Lampião e do Xaxado”. A petista iniciou o governo cumprindo uma série de agendas de rua e deve ser uma forte cabo eleitoral, caso Luciano decida mesmo se candidatar a deputado estadual. Atualmente Serra não conta com nenhum representante na Casa Joaquim Nabuco, já que Augusto César (PTB) não conseguiu a reeleição em 2018.

Na passagem de Duque pela prefeitura, a cidade sertaneja conquistou diversos avanços, mas os dois mais recentes, responsáveis por movimentar a economia da região e por gerar empregos, foram a inauguração do Shopping Serra Talhada e a reativação do Aeroporto Santa Magalhães, que contou com um grande investimento do Governo do Estado. A incontestável liderança do petista com certeza o fará chegar fortalecido em 2022.

Dobradinha – O nome de Luciano Duque (PT) também tem sido lembrado para disputar uma das cadeiras da Câmara Federal, mas a tendência é de que ele mantenha a aliança com a deputada Marília Arraes (PT), que em 2018 conquistou mais de 11 mil votos em Serra Talhada.

Cobranças – O partido Avante, que na eleição municipal elegeu dois vereadores no Recife, está insatisfeito com o espaço ofertado na Prefeitura do Recife. Mal iniciou a gestão e João Campos (PSB) já tem mais esse problema para resolver. O PP também já apresentou descontentamento.

Revelação – O jovem Marcone Ribeiro, ex-intercambista do programa “Ganhe o Mundo”, foi confirmado como novo secretário executivo na Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Ele foi anunciado para o cargo em uma rede social do prefeito João Campos (PSB).

Êxito – Implantado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado, o Passaporte Pernambuco tem feito bastante sucesso entre os turistas. O documento é gratuito e pode ser encontrado e carimbado nos diversos equipamentos culturais espalhados pelo Recife e interior.

Polêmica – Um texto republicado pelo jornalista Ricardo Noblat acabou repercutindo de forma negativa e foi retirado do ar pelo Twitter. Um trecho dele sugere que se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria fazer o mesmo. Ministros saíram em defesa do presidente e condenaram a postura do colunista da revista Veja, que repudiou a declaração na mesma rede social.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO