Cenário Político: sem amarras

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
15 de janeiro de 2021 às 00h00min
Foto: Beto Barata

Coluna da sexta-feira

Após oficializar, através de nota, o rompimento com o governo Paulo Câmara (PSB), o PT de Pernambuco deve organizar a casa para as eleições de 2022. Com o acirramento na disputa pela Prefeitura do Recife, ficou inviável a manutenção da aliança entre petistas e socialistas. Dentro dos espaços ocupados pelo partido, o de maior destaque é a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, comandada por Dilson Peixoto.  

Na tentativa de manter a sigla na base governista, foi ofertada a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, mas a proposta foi negada pela cúpula petista, o que culminou na entrega dos cargos. Já se fala no nome de Humberto Costa (PT) como provável candidato ao Palácio do Campo das Princesas. Ele já disputou o cargo em 2002 e 2006, mas foi derrotado nas urnas em todas duas.

A ideia tem a missão de fortalecer o projeto nacional, mas para que seja concretizada o Partido dos Trabalhadores precisa também sair do isolamento em que mergulhou nos últimos anos. Humberto não perderia nada disputando o Governo do Estado, já que ainda terá garantido mais quatro anos na Casa Alta, e de quebra ainda ganharia a chance de contribuir para que a legenda aumente as bancadas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Posicionamento – Através de uma nota, a deputada estadual Teresa Leitão (PT) comentou a saída do PT do governo Paulo Câmara (PSB). A parlamentar saudou a posição da Direção Executiva sobre a entrega dos cargos comissionados. Desde o fim do 2º turno no Recife que ela tem defendido esse movimento.

Coluna do meio – Com o rompimento, o cenário na Assembleia Legislativa de Pernambuco também passará a ser outro. A bancada petista que é composta por Doriel Barros, Dulcicleide Amorim e Teresa Leitão irá atuar de maneira independente na Alepe, já que o líder da oposição é o bolsonarista Antonio Coelho (DEM).

Boa causa – A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), anunciou, nesta quinta-feira (14), a doação da verba do Auxílio-Paletó para quatro grupos de cultura popular da capital pernambucana, em virtude da situação delicada enfrentada por causa da pandemia da Covid-19 e da suspensão do Carnaval 2021. Os recursos serão investidos na compra de 200 cestas básicas.

Proposta – O vereador de Caruaru Anderson Correia (PP), apresentou nesta quinta-feira (14), seis projetos de lei voltados para a causa animal. Um deles solicita o Fundo Municipal de Proteção dos Direitos Animais – FMPDA. De acordo com o texto, o Fundo poderá captar e aplicar recursos para ações voltadas ao amparo, proteção e bem- estar dos animais.

Prioridade – O deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentou ontem (14), indicações ao Ministério da Saúde solicitando que os profissionais da educação e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sejam incluídos na lista de prioridade do plano nacional de vacinação contra a Covid-19. Os profissionais de saúde e os idosos já estão entre os primeiros que receberão as doses de vacina.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO