Cenário Político: sinal de alerta

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
22 de janeiro de 2021 às 00h00min
Foto: Hélia Scheppa

Coluna da sexta-feira

Há semanas que o secretário estadual de Saúde André Longo vem alertando sobre o relaxamento das pessoas na prevenção à Covid-19, o que tem levado o Governo do Estado a adotar medidas restritivas no Plano de Convivência. Após proibição de shows e eventos corporativos e sociais, além de músicas em bares e restaurantes, o Comitê de Enfrentamento mira os descumprimentos em praias e parques. 

Longo também não descarta a possibilidade de um novo fechamento na Feira da Sulanca. A declaração foi dada ontem (21), em Caruaru, depois de participar de um ato de vacinação no Hospital Mestre Vitalino. O local recebe milhares de compradores todas as semanas, vindos de diversas regiões e é responsável por uma grande fatia da economia local.

Ainda no ano passado, o espaço ficou fechado por cinco meses, o que causou um grande transtorno, já que continuou funcionando de maneira clandestina. As imagens chamaram bastante atenção pela quantidade de pessoas aglomeradas e sem máscara. Com o fim do auxílio emergencial, um novo fechamento seria bastante prejudicial para os feirantes. O alerta foi dado, e caso aconteça, não será nenhuma surpresa.

Suporte – O ex-ministro Mendonça Filho (DEM) cobrou apoio do governador Paulo Câmara (PSB) aos profissionais de eventos, um dos segmentos mais prejudicados pela pandemia. Dados apontam que o setor passou 320 dias sem trabalhar na integralidade. Segundo Mendonça, falta sensibilidade da gestão do PSB para gerir a crise da Covid-19, priorizando a saúde e cuidando da economia.

Retorno – Através de nota, o ex-presidente Lula anunciou que testou positivo para a Covid-19, mas já está curado. Ele retornou ao Brasil na última quarta-feira (20), após passar 30 dias em Cuba, em período de quarentena. Lula estava na ilha para participar do início das gravações de um documentário sobre a América Latina.

Proposta – O vereador de Caruaru, Mano do Som (DEM), apresentou um Projeto de Lei solicitando a criação de um cemitério municipal para animais domésticos de pequeno e médio porte, que não excedam 1,50m de altura. Além da questão afetiva, se trata também de saúde pública. Apesar de ser uma boa iniciativa, a matéria é de competência do Poder Executivo.

Gratuidade – Um projeto apresentado na Câmara de Caruaru pode assegurar a isenção da tarifa de transporte coletivo em Caruaru a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, enquanto durar o acompanhamento pelos centros especializados de atendimento no município. A proposta foi apresentada pela vereadora Mery da Saúde (PSD).

Representatividade – A vereadora Aline Nascimento (Cidadania) apresentou um projeto de resolução que altera o Regimento Interno, a fim de garantir a representação proporcional de cada gênero na composição da Mesa Diretora da Câmara de Caruaru e também na composição das Comissões, assegurando, ao menos, uma vaga para cada sexo. A medida visa que mais mulheres ocupem espaços de poder na Casa.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO