Cenário Político: parada obrigatória

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de janeiro de 2021 às 00h00min
Foto: Elvis Edson

Coluna do sábado

O Gabinete da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), tem se tornado parada obrigatório de políticos do estado. O primeiro a bater o ponto esta semana foi Wanderson Florêncio (PSC), que deixou seu mandato à disposição para o envio de emendas parlamentares voltadas para o setor cultural. Apesar de o deputado não ter ligação política com a tucana, suas raízes são no município. 

Aliado do governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), também marcou presença no Palácio Jaime Nejaim. O emedebista está à frente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, e fez questão de apresentar pessoalmente o consórcio a Raquel e convidar o município de Caruaru para integrar o consórcio.

Por último, quem passou pela Prefeitura de Caruaru para estreitar os laços com a gestora, com vistas a 2022, foi a deputada Priscila Krause (DEM). Ela recebeu o apoio de Raquel Lyra em 2018 e pelo jeito quer repetir a dose. Aos poucos a Capital do Agreste vai mostrando a sua importância na construção do debate político para o próximo pleito. Mesmo que a atual prefeita não dispute o Governo do Estado, terá um papel fundamental para angariar votos para o seu grupo. 

Marcou presença – Apesar de não ter sido nesta semana, quem visitou a prefeita Raquel Lyra (PSDB) recentemente foi o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT). A exemplo de Wanderson, ele também não tem ligação política com a gestora, mas compreende a importância de executar parte de suas emendas para Caruaru e tentar conquistar apoios na cidade.

Ensaiando – Mesmo sendo vereador de Caruaru, Anderson Correia (PP) tem aos poucos construído relações em outros municípios. Nos bastidores ele já é considerado pré-candidato a deputado estadual. Caso a ideia se confirme, será um duro golpe em Erick Lessa (PP), que preside o partido do advogado animalista no município.

Liderança – Após tomar posse como presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Agreste Meridional de Pernambuco, Sivaldo Albino (PSB) tem exercido sua liderança à frente do cargo. O prefeito recebeu vereadores de Lajedo, Venturosa e Capoeiras ao longo desta semana. 

Balanço – Na primeira semana de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco, 34.336 pessoas que fazem parte do público prioritário da primeira fase da campanha no Estado já foram imunizadas. Deste total, 28.712 foram trabalhadores da saúde (sendo 5.298 profissionais que atuam nos hospitais do Governo de Pernambuco); 3.265 indígenas aldeados; 2.278 são idosos institucionalizados; e 81 pertencem ao grupo de pessoas com deficiência institucionalizadas.

Agenda – Na tarde da última quinta-feira (21), o presidente da Amupe, José Patriota, se reuniu com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, na Capital Federal. Na pauta do encontro, ações que visam impulsionar o turismo nos municípios pernambucanos. Machado está confirmado na próxima assembleia de prefeitos da Amupe, a ser realizada por videoconferência na próxima semana.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO