Cenário Político: arranjos políticos

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
26 de janeiro de 2021 às 00h00min
Foto: Edilson Júnior

Coluna da terça-feira

No calor do segundo turno, o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), chegou a afirmar por diversas vezes que não iria contar com a presença de petistas no seu governo, mas não demorou muitos dias para surgir o primeiro nome. O ex-vereador Marcelo Santa Cruz (PT) foi nomeado em uma das gerências na Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, quebrando o discurso do socialista.

De malas prontas para deixar o Governo do Estado, o ainda secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto (PT), emplacou a filha Maria Luísa Peixoto na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, antes de desembarcar. Dias atrás, ela chegou a entregar os cargos que ocupava na direção do partido. A pasta comandada atualmente por Sileno Guedes (PSB) chegou a ser ofertada aos caciques petistas, na tentativa de manter a sigla na base governista, mas não teve acordo. 

A impressão que fica das últimas movimentações é de que o rompimento entre petistas e socialistas expresso em uma nota assinada pelo presidente do PT, Doriel Barros, ficou apenas no discurso e que tudo o que houve na eleição municipal, já foi deixado para trás. O apego aos cargos continua dando o tom de uma minoria que ainda dita as regras internamente. O discurso do partido do ex-presidente Lula em Pernambuco segue se modernizando a cada novo fato, mas as práticas continuam as mesmas que levaram ao isolamento e descrédito junto aos eleitores.

Dissidente – Ex-chefe de gabinete do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), o advogado Rafael Bezerra foi nomeado como gerente geral de Articulação Política e Institucional no gabinete da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT). Seu rompimento com Gadêlha aconteceu durante o segundo turno da eleição na capital pernambucana.

Afastado – Após vir a público a nomeação do advogado Pedro Josephi (PDT) na Prefeitura do Recife, membros da Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) se apressaram para informar que o pedetista não faz mais parte do movimento. Ele pediu afastamento dois dias depois do seu nome ser confirmado no Diário Oficial do Município. 

Calendário – O governador Paulo Câmara (PSB) anuncia, nesta terça-feira (26), o calendário de pagamento do 13º do Bolsa Família referente ao ano de 2020, que será realizado nos meses de fevereiro, março e abril deste ano, conforme cronograma do programa estadual. Neste segundo ano de execução, o governo estadual vai injetar aproximadamente R$ 150 milhões na economia pernambucana com a parcela extra do programa.

Ação – Nesta segunda-feira (25), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) esteve reunido com o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, ao lado do vereador Carlinhos da Cohab (PP), de Santa Cruz do Capibaribe. Em pauta, foram discutidas algumas ações para o município, entre elas, uma ação específica do PROCON-PE nas instituições bancárias. De acordo com Diogo, vem chegando muitos relatos de longas filas nos locais, colocando em risco a saúde da população.

Investigação – O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta segunda-feira (25), a abertura de um inquérito para apurar a atuação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no colapso da rede pública de hospitais em Manaus. O objetivo é investigar se houve omissão no enfrentamento da crise provocada pela falta de oxigênio para pacientes com Covid-19 na capital do Amazonas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO