Cenário Político: xadrez eleitoral

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
27 de janeiro de 2021 às 00h00min
Foto: Andréa Rêgo Barros

Coluna da quarta-feira

Caso queira mesmo disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), tem como maior desafio no momento se tornar conhecido nas demais regiões do estado, mas sem descuidar da sua gestão na cidade sertaneja. Carente de uma liderança para conduzir a fragilizada oposição em Pernambuco, seu nome tem sido sempre lembrado para tentar quebrar a hegemonia do PSB.

Quem começou a se movimentar foi a deputada federal Marília Arraes (PT), que esteve reunida ontem (26) com o ex-senador Armando Monteiro (sem partido). Ela já declarou que é necessário unir o campo adversário aos socialistas no estado, mas com tantos caciques será uma missão quase impossível reunir todo mundo em um mesmo palanque, começando pela diversidade ideológica. 

Enfrentar a máquina estadual não será tarefa fácil, principalmente com a quantidade de obras que o governador Paulo Câmara (PSB) tem em vista para entregar nos próximos meses. Isso dará a oportunidade de Geraldo Julio (PSB) iniciar a caminhada por Pernambuco para tentar firmar seu nome na cabeça dos eleitores. Se a indefinição em executar uma estratégia predomina na oposição, na base governista a tática está bem encaminhada.

Lavando as mãos – Em visita do deputado Baleia Rossi (MDB) a Pernambuco, que está na corrida pela presidência da Câmara Federal, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que vai respeitar a bancada e lideranças sobre em quem votar no dia 1º de fevereiro. Os socialistas Danilo Cabral, Felipe Carreras e Gonzaga Patriota levaram falta.

Medida – O Tribunal de Contas do Estado vai atuar junto ao Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Consórcio Grande Recife, com o objetivo de ampliar a frota de ônibus e assegurar a melhoria da qualidade do serviço de transporte urbano oferecido aos passageiros. O TCE decidiu instaurar uma auditoria para acompanhar as ações do Poder Público com vistas a minimizar os problemas de superlotação das linhas que operam na RMR.

Fora do ar – Bastou as absurdas compras do Governo Federal chegarem ao conhecimento da população, que o site do Portal da Transparência ficou fora do ar. Até o momento o presidente Jair Bolsonaro não deu nenhuma explicação sobre seu governo ter gasto mais de R$ 15 milhões em leite condensado apenas em 2020.

Desmonte – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), participou na manhã de ontem (26), por videoconferência, de uma reunião com representantes dos sindicatos de bancários para debater o fechamento de agências do Banco do Brasil em 22 municípios pernambucanos, segundo informações dos movimentos e sindicatos de bancários de Pernambuco. O secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes também participou da reunião. 

Movimentação – O vereador Jorge Quintino (PTB) e a vereadora Kátia das Rendeiras (Republicanos) começaram os mandatos a todo vapor. Eles têm cumprido uma maratona de visitas a secretários municipais. As solicitações e os requerimentos apresentados aos membros do primeiro escalão têm servido para movimentar as mídias sociais da dupla.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO