Artigo: A política e o salto com vara

Opinião
Publicado por Américo Rodrigo
13 de fevereiro de 2021 às 08h00min
Foto: Divulgação

“Quase ninguém percebeu, mas ano passado deveria ter acontecido um dos maiores eventos esportivos do planeta: os jogos olímpicos de Tóquio, no Japão. Entretanto, assim como todos os grandes eventos mundiais, os jogos foram suspensos devido a pandemia e tem a previsão para serem realizados entre julho e agosto de 2021.

Ao acompanhar as olimpíadas anteriores, sempre chamou minha atenção uma modalidade específica: o salto com vara. É impressionante o impulso, força e a altura atingida pelos atletas. A cada vez que a altura do sarrafo aumenta, cresce a obstinação dos competidores em impor novos recordes.

Passada às eleições municipais de 2020, ouvi o ex-senador Cássio Cunha Lima fazer um paralelo muito interessante entre a administração de sua cidade, Campina Grande, e o salto com vara. Ele falava sobre como o sarrafo estava sendo colocado cada vez mais alto por cada prefeito que passava pelo município, e o quanto seria necessária a dedicação do novo gestor para superar o seu antecessor.

Essa é uma boa visão sobre como deve, ou melhor, deveria ser encarada a gestão pública. Superar o seu antecessor, não é desmanchar o que ele fez antes de você, é ter a altivez de compreender que é possível fazer mais, fazer diferente e com novos objetivos.

A altura do sarrafo já está posta, não adianta tentar baixá-la destruindo o que há de bom, o que cabe aos novos gestores é empenhar-se em colocá-lo cada vez mais alto. Quem ganha é o município e a política.”

Gustavo Barbosa do Amaral
Presidente do PSD jovem de Pernambuco

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO