Cenário Político: sentimento expressado em lágrimas

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
13 de abril de 2021 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna da terça-feira

Ex-prefeito de Caruaru por quatro vezes, o deputado estadual José Queiroz (PDT) foi às lágrimas durante um pronunciamento realizado em sessão virtual da Alepe, na semana passada, quando ele comentava a grave crise sanitária que o país atravessa devido à Covid-19. Alguns adversários do pedetista chegaram a questionar se o momento era uma encenação ou se o parlamentar realmente estaria comovido.

A política costuma ser um espaço duro, marcado por traições e disputas rasteiras, e uma cena como essa espanta pelo fato de não ser muito comum de se ver no dia a dia, principalmente por quem tem uma postura firme e imponente como Queiroz. Mas qual o mal de ser tomado pela emoção durante uma fala? Esse é o sentimento de milhares de famílias brasileiras que muitas vezes não conseguem expressar sua dor.

A pandemia tem abalado e mexido com a estrutura de muitas pessoas, independente de classe social, idade ou alinhamento ideológico. E não seria diferente com quem foi “impedido” de disputar uma eleição municipal para não correr o risco de ser contaminado pelo novo coronavírus. O momento emotivo também veio acompanhado de críticas ao presidente da República, coisa que o parlamentar não tem poupado fazer nas últimas semanas.

Reconhecimento – Depois do registro na coluna Cenário Político de ontem (12), sobre os 2 anos do blog, de maneira espontânea, diversos políticos enviaram mensagens parabenizando o trabalho desempenhado. Apesar de pouco tempo, este espaço se tornou leitura obrigatória para quem ama o mundo complexo e apaixonante da política. 

Em evidência – Devido ao trabalho que vem desenvolvendo à frente da presidência do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) na América do Sul, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, também passa a ser o enviado especial para a América Latina da Rede internacional ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Ele representará ainda o México e toda a América Central.

Visibilidade – A nova missão dada a Geraldo Julio vai render ao secretário estadual e pré-candidato ao Governo de Pernambuco espaços positivos na mídia. Ele tem fortalecido suas ações nas mídias sociais, mas ainda não tem se mexido eleitoralmente de maneira mais ofensiva. Conhecido na capital pernambucana, Geraldo deve começar sua investida pelo interior. 

Vida de viajante – Após lançar o “Lideralepe” nas cidades de Serra Talhada, Petrolina e Caruaru, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), levará nesta terça-feira (13) o projeto para as cidades de Carpina e Palmares. O circuito também serve para ampliar as relações políticas do parlamentar nos municípios. Ele é cotado para compor uma chapa majoritária com o ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).

Aprovado – Nesta segunda-feira (12) vereadores do Recife elogiaram a gestão do prefeito João Campos (PSB), que completou cem dias à frente da Prefeitura do Recife no último sábado (10). Durante a reunião remota da Câmara. Quem puxou o coro foi o líder do governo na Casa, Samuel Salazar (MDB).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO