Cenário Político: Paulo Câmara ganha projeção nacional

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
19 de abril de 2021 às 00h00min
Foto: Aluísio Moreira

Coluna da segunda-feira

Após ocupar as secretarias de Administração, Turismo e Fazenda no governo Eduardo Campos, o auditor licenciado do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Câmara (PSB), venceu para governador de Pernambuco em 2014. Apesar de ser considerado técnico, ele foi aos poucos tomando gosto pela política e em uma aliança que teve participação do Partido dos Trabalhadores, acabou sendo reeleito no 1º turno em 2018, novamente contra o então senador Armando Monteiro Neto, ainda no PTB.

Atualmente, o socialista ocupa a posição de vice-presidente nacional do PSB e muito se especula qual será o seu papel após deixar o Palácio do Campo das Princesas. Existe a hipótese de Paulo disputar uma cadeira na Câmara Federal ou até mesmo no Senado. Na última semana, surgiu também a notícia de que o gestor poderia ocupar a vice numa chapa com o ex-presidente Lula. A possibilidade tem dividido opiniões dentro dos dois partidos, devido a relação de amor e ódio vivido nas últimas eleições.

Em conversa com este blogueiro, o vice-líder do governo na Alepe, deputado Diogo Moraes (PSB), afirmou que Paulo Câmara possui todas as credenciais para ocupar o espaço, pelas ações desenvolvidas em Pernambuco, principalmente na área da educação e saúde. Ainda de acordo com o parlamentar, “Lula e Paulo” seria a chapa ideal, para vencer as eleições do próximo ano. 

O fato é que o governador passou a ganhar projeção nacional, não só pelas suas ações à frente do Governo do Estado, mas também como personagem da política, colocando em prática sua articulação na busca por mais vacinas através do Consórcio Nordeste. Pernambuco sempre teve importância no cenário nacional e mesmo que Paulo não assuma a posição que vem sendo cogitada, vai ter um papel essencial na corrida eleitoral de 2022.

Não é o momento – Crítico dos governos petistas, o deputado federal Felipe Carreras (PSB) afirmou que esse não é o período para falar sobre eleições. A declaração foi dada a esta coluna ao ser questionado sobre uma possível chapa “Lula e Paulo”. O parlamentar emendou dizendo que o momento agora é de cuidar da população, garantindo vacinas e alimentando quem precisa.

De olho no futuro – Incentivados pelo fato do ex-presidente Lula ter recuperado seus direitos políticos, dirigentes e parlamentares do PT se reuniram de forma virtual neste domingo em um seminário organizativo para discutir ideias visando o crescimento do partido no estado. Neste primeiro momento, o foco foi voltado para o Sertão do Vale do São Francisco, de Itaparica e Araripe. 

Dose dupla – Aliados do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) já dão como certa uma candidatura do emedebista a deputado federal. Caso o movimento seja concretizado, a costura dentro da sua base vai precisar ser muito bem feita, já que o deputado Fernando Filho (DEM) deve buscar uma reeleição na Câmara. 

Parceria – Vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara, o deputado André Ferreira (PSC) marcou presença no balanço dos 100 primeiros dias da gestão de Padre Joselito (PSB) à frente da Prefeitura de Gravatá. O parlamentar, que deve contar com o apoio do gestor no próximo ano, garantiu uma emenda de R$ 2 milhões para ser investida nas áreas da saúde, infraestrutura e turismo da cidade.

Próxima vítima – Após demissão de Ernesto Araújo do Itamaraty, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, parece ser a bola da vez na Esplanada. Criticado desde o início de sua gestão pela política ambiental, Salles está na mira do Congresso, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO