Cenário Político: oposição pode marchar com dois nomes

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de abril de 2021 às 00h00min
Foto: Chico Bezerra

Coluna da terça-feira

Os pré-candidatos a governador de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (MDB), iniciaram nas últimas semanas uma movimentação mais ofensiva na intenção de disputar o Palácio do Campo das Princesas. Ambos são prefeitos de cidades importantes, mas em regiões distintas. 

Anderson Ferreira leva uma ligeira vantagem sobre Miguel Coelho, por atuar na região metropolitana, que é onde as articulações costumam acontecer com mais intensidade. Além disso, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes preside a legenda que é filiado, diferente do gestor de Petrolina, que aguarda uma posição do seu partido para definir os próximos passos.

Apesar do discurso de unidade dentro do campo da oposição, Anderson e Miguel parecem não estar dispostos a abrir mão da cabeça de chapa, o que deve tornar essa construção ainda mais interessante. Uma característica em comum entre os dois é a relação com o governo Bolsonaro, mas o nível de aprovação até a eleição dará o tom da postura que eles devem adotar na defesa do presidente, caso seus nomes sejam oficializados.

Levou falta – O deputado Gustavo Gouveia (DEM) não compareceu ao encontro promovido pelos deputados do Democratas com o ex-ministro Mendonça Filho devido a imprevisto doméstico, para planejar o partido para 2022. Nos bastidores é dada como certa a ida do parlamentar para a base do governador Paulo Câmara (PSB). 

Avaliação positiva – Em entrevista à Rádio Folha, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) fez questão de destacar o desempenho do governador Paulo Câmara (PSB) e do prefeito do Recife, João Campos (PSB), na vacinação contra o coronavírus. Cada vez mais o parlamentar tem se mostrado alinhado aos socialistas. 

Luto – O deputado estadual Erick Lessa (PP) protocolou um voto de pesar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), pela morte do delegado Anderson Liberato, titular da Delegacia de Polícia Civil de Brejo da Madre de Deus. O documento foi produzido em meio ao sentimento de consternação provocado pela morte do profissional. Para o deputado, o fato representa uma perda para toda a sociedade.

Limpeza – Desde a segunda semana de janeiro, quando a Prefeitura do Recife iniciou a limpeza dos canais da cidade, a gestão já atuou em 34 canais e outros 11 estão com o procedimento em andamento. Ao todo, cerca de 35 mil toneladas de resíduos já foram retirados de canais somente este ano. 

Sem registro – A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou, na última sexta-feira (16), a entrega de três tratores agrícolas, três grades de aração de terra e um trator do tipo pá carregadora, para facilitar as atividades agrícolas na zona rural. Apesar dos equipamentos terem sido por meio de emenda do deputado Raul Henry (MDB), o governo municipal não fez nenhuma menção ao parlamentar no material enviado à imprensa.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO