Cenário Político: Teobaldo fortalece o Podemos para 2022

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
21 de abril de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quarta-feira

O deputado federal e presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo, tem realizado algumas movimentações importantes no sentido de fortalecer o partido para as eleições do próximo ano. Ele tem convidado nomes que podem agregar na montagem da chapa para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal.  Em 2020, a sigla saiu de zero para três prefeituras em Pernambuco, e apesar de não ter conquistado a Prefeitura do Recife, recebeu uma expressiva votação na capital.

Ainda ontem (20), Teobaldo se reuniu com a deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) e com o 3º vereador mais votado do Recife, Júnior Tércio (Podemos), ambos lideranças com forte influência no segmento evangélico. Foi feito um convite para Clarissa tentar renovar seu mandato pelo Podemos e a convocação foi estendida a Júnior, que de acordo com os planos da sigla disputaria uma cadeira na Câmara Federal. Outro parlamentar que também está na mira da legenda é o deputado Wanderson Florêncio (PSC), que está no seu primeiro mandado e já vem mantendo relações com o partido. 

Considerada uma candidata outsider na eleição municipal, Patricia Domingos, que ajudou a dar visibilidade à sigla, ainda não anunciou se pretende disputar algum cargo em 2022. Após seu desempenho nas urnas, a delegada saiu fortalecida e caso decida seguir na política, pode contribuir no projeto partidário e aumentar a influência do Podemos nos espaços legislativos. A articulação liderada por Ricardo Teobaldo pode dar vida ao partido na Alepe e ampliar a representação em Brasília

Aliança – Capitaneado pelo grupo do senador Humberto Costa, o PT de Pernambuco sinalizou de forma oficial, através de uma nota, a possibilidade de selar de vez a união com o PSB. Apesar do texto ter sido aprovado, ele recebeu seis votos contrários, vindos de dirigentes aliados a deputada estadual Teresa Leitão.

Majoritária – As movimentações entre os personagens da oposição continuam em ritmo acelerado. Ontem (20), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), foi até a cidade do Ipojuca para dialogar com a prefeita Célia Sales (PTB), importante liderança no Litoral Sul. O cenário que tem sido desenhado é que o ex-senador Armando Monteiro possa representar o PSDB na disputa pela Casa Alta. Ele também esteve presente no encontro.

Manifestação – Ao lado de famílias e associações representativas, o deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) participou, nesta terça-feira, no Recife, da carreata “Vacina Já!”, que solicita a inclusão das pessoas com deficiência no grupo prioritário de vacinação da Covid-19. O protesto parou a cidade, chamando a atenção da sociedade para o tema. Pelo cronograma do Governo de Pernambuco, ainda não há uma previsão de que esse público poderá ser vacinado.

Conquista – Através de articulação do deputado federal Fernando Monteiro (PP) junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, a cidade de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, recebeu, nesta terça-feira (20), a chegada de mais água para a população. A obra, executada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, por meio da secretária Fernandha Batista, vai beneficiar mais de 1.200 famílias.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO