Cenário Político: nem Ciro, nem Lula

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
22 de abril de 2021 às 00h00min
Foto: Rodolfo Loepert

Coluna da quinta-feira

Liderança em ascensão dentro do PSB, o prefeito do Recife, João Campos, defende que seu partido dispute a Presidência da República no próximo ano. A declaração foi dada em meio a uma reaproximação entre petistas e socialistas. O jovem acredita que a sigla tem todas as condições de apresentar um conjunto de ideias levantadas por Eduardo Campos há sete anos.

Durante a eleição municipal, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) participou ativamente da campanha do então deputado, tanto virtualmente, quanto também marcando presença em atos no Recife. A aliança presidencial entre PDT e PSB já era dada como certa, mas nos últimos dias essa possibilidade tem ficado cada vez mais distante, tendo em vista que uma ala pessebista já abriu diálogo com o ex-presidente Lula. 

Com uma gestão bem avaliada na capital pernambucana, boa parte graças ao assertivo sistema de vacinação implantado, João Campos deve influenciar diretamente nos rumos da sigla no cenário nacional, respingando na sucessão estadual. Se for pela vontade de boa parte dos parlamentares do PSB, a aliança com o petista-mor será concretizada, mas a resistência do prefeito pode ajudar a emplacar a tese de terceira via.

Conquista – A pacata cidade de João Alfredo, localizada no Agreste Setentrional, recebeu nesta quarta-feira (21), a visita dos deputados André Ferreira (PSC) e Fernando Rodolfo (PL). Na ocasião, foram entregues duas máquinas retroescavadeiras, fruto de emenda parlamentar. O prefeito Zé Martins (PSB) está feliz da vida. 

Possibilidade – O vereador do Recife, Fred Ferreira (PSC), acompanhou o deputado federal André Ferreira (PSC), em agenda no Agreste pernambucano. Ele é cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano, podendo substituir o deputado Manoel Ferreira (PSC), que atualmente exerce o seu oitavo mandato na Casa de Joaquim Nabuco.

Se projetando – Caso Fred Ferreira (PSC) não concorra a uma cadeira na Alepe em 2022, seu nome estará fortalecido para um outro pleito mais adiante. De qualquer forma, a família Ferreira sai bem na fita. A tendência é de que o prefeito de João Alfredo, Zé Martins, mesmo filiado ao PSB vote no estadual indicado por André Ferreira (PSC).

Salto – Com um trabalho já consolidado na causa animal, o deputado estadual Romero Albuquerque (PP) ainda estuda a possibilidade de buscar um mandato de deputado federal. Caso isso aconteça, a 2ª vereadora mais votada em Recife, Andreza Romero (PP), disputaria uma vaga na Alepe. Em Caruaru, a dupla tem o vereador Anderson Correia (PP) como aliado. 

Permanência – Entretanto, de acordo com o que a coluna apurou, a chance de Romero Albuquerque (PP) buscar a reeleição é grande, devido a outros nomes do partido que irão disputar espaços na Câmara Federal.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO