Embratur e Codevasf assinam acordo de cooperação técnica

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
23 de abril de 2021 às 08h45min
Foto: Cássio Moreira

A Codevasf e a Embratur firmaram nesta quinta-feira (22) acordo de cooperação voltado à promoção do turismo rural e do agroturismo. A assinatura do acordo ocorreu na sede da Codevsaf, em Brasília. Assinaram o documento o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, o diretor-presidente da Embratur, Carlos Brito, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Francisco Soares de Lima Júnior, que representou o ministro Rogério Marinho.

A parceria entre as instituições permitirá a troca de dados e informações técnicas e terá duração de 24 meses. Entre as ações previstas no acordo estão a construção de banco de dados econômicos e turísticos e a promoção nacional e internacional de locais da interesse turístico situados nas áreas de atuação da Codevasf. Com a assinatura do acordo, as instituições agora devem elaborar plano de trabalho conjunto para desenvolvimento das atividades.

“Na nossa missão está o desenvolvimento econômico e social de todas as áreas onde atuamos. Estamos em 15 estados com funcionários que conhecem as culturas locais, que estão presentes no dia a dia das cidades e que vão contribuir muito ajudando com ideias, com ações e com infraestrutura logística para colocar esse projeto em prática”, afirmou durante o evento o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, ressaltou o papel do turismo para a geração de emprego e renda. “Hoje estamos oficializamos o termo de cooperação da Embratur com a Codevasf, em continuidade ao trabalho que vínhamos desenvolvendo. O nosso empenho continua. Vamos fazer com que o turismo do agronegócio e o turismo rural sejam realmente, na retomada do turismo, um diferencial para todos que precisam de emprego e renda”, afirmou.

O ministro Gilson Machado Neto avaliou ser importante no momento o estímulo à fidelização de turistas estrangeiros e brasileiros. “A gente sabe do potencial que o nosso país tem. O Brasil sempre foi exportador de turistas. Esse turista agora começou a visitar o Brasil, a conhecer o Brasil e, o que é mais importante, ele começou a ver que o Brasil melhorou muito”, disse. “Tenho certeza de que agronegócio e turismo andam de mãos dadas”, acrescentou.

“Acredito muito na atividade turística como impulsionadora do desenvolvimento. É a atividade que com o menor custo gera maior número de empregos”, avaliou durante o encontro o diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Francisco Soares de Lima Júnior. “O Ministério do Desenvolvimento Regional tem todo interesse para que isso seja ampliado para todas as regiões”, destacou.

Também participaram do evento o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, e profissionais da Codevasf, da Embratur e do Ministério do Turismo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO