Cenário Político: Ciro investe em ex-marqueteiro de Lula

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de abril de 2021 às 00h00min
Foto: Marcelo Camargo

Coluna da sexta-feira

Justamente no dia em que o STF validou decisão da Segunda Turma, que declarou parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na condução do processo envolvendo o ex-presidente Lula na Operação Lava Jato, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) anunciou João Santana como seu marqueteiro. O publicitário foi responsável por comandar as vitoriosas campanhas de Lula em 2006 e Dilma em 2010 e 2014.

Com a movimentação realizada pelo PDT nesta quinta-feira (22), Ciro Gomes dá mais um passo em busca de viabilizar seu nome para tentar pela quarta vez chegar ao cargo mais alto do Brasil. A aquisição de Santana deve dar um novo gás ao projeto encabeçado pelo pedetista, principalmente por ele conhecer de perto as fragilidades do partido no qual atuou na linha de frente da comunicação durante anos. 

Após um período afastado, por ter sido condenado a mais de 7 anos de prisão por lavagem de dinheiro envolvendo negociações entre a empreiteira Odebrecht, o marqueteiro volta à cena. Ele chega com a missão de contribuir para transformar Ciro Gomes num candidato que, de fato, apresente alternativas para os problemas do país e deixe de lado as declarações polêmicas que mais servem para afastar do que para agregar.

Moradia – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou, nesta quinta-feira (22), os residenciais Guadalajara I e II a famílias de baixa renda em Paudalho. No total, cerca de 2,3 mil pessoas serão beneficiadas com apartamentos. O investimento federal nos dois empreendimentos foi de R$ 42 milhões, dos quais R$ 41,2 milhões foram disponibilizados desde 2019.

Incentivo – A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (22), o projeto que autoriza a captação de recursos por meio da Lei Rouanet, para financiar eventos culturais que tenham como foco a promoção do turismo no Brasil. O texto aprovado é de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB).

Confiança – Mesmo não ocupando mais a Secretaria de Governo na Prefeitura de Caruaru, o presidente da Fundação de Cultura, Rubens Júnior, segue acompanhando de perto as movimentações políticas referentes à prefeita Raquel Lyra (PSDB). Ele esteve junto da tucana nas visitas realizadas a Célia Sales (Ipojuca) e Keko do Armazém (Cabo de Santo Agostinho).

Indicadores – Na análise de mais uma semana epidemiológica, o secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que, apesar da estabilidade alcançada, com leve viés de queda, Pernambuco continua com os indicadores da Covid-19 em patamares elevados, causando grande pressão sobre a rede de saúde.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO