Recife é anunciada como Destino Turístico Inteligente

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
23 de abril de 2021 às 09h30min
Foto: Andréa Rêgo Barros

Recife é o mais novo Destino Turístico Inteligente do Brasil. A indicação foi concedida à Prefeitura do Recife pelo Ministério do Turismo (MTur), durante videoconferência realizada na tarde desta quinta-feira (22). A chancela tem como objetivo aumentar o desenvolvimento e a competitividade entre os destinos turísticos do País, fortalecendo os pilares de governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; e acessibilidade.

O projeto Destino Turístico Inteligente (DTI) Brasil é uma iniciativa no sentido de alcançar maior desenvolvimento tecnológico para o setor do Turismo, além de apresentar destinos mais competitivos, atraentes e inovadores, tanto para os turistas quanto para seus moradores. Ao todo, foram selecionados 10 destinos para receber este projeto piloto, sendo duas cidades de cada região. Além do Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Palmas (TO) e Rio Branco (AC). 

“Para nós, é uma honra fazer parte de uma lista seleta de municípios com o selo de Destino Turístico Inteligente. Somos uma cidade que se destaca pela criatividade, um destino que vai além do turismo tradicional de sol e praia, com museus e atrativos inovadores”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula. Os municípios serão incentivados a prepararem experiências inovadoras aos visitantes, que promovam melhoria da gestão e dos níveis de competitividade turística.

Foto: Dondinho

As diretrizes de como o projeto vai funcionar ainda serão divulgadas pelo MTur, que escolheu os municípios participantes a partir do mapeamento de cidades com potencial para receber o programa. O MTur garantiu todo o diagnóstico para entregar para as cidades selecionadas as necessidades e possibilidades encontradas em cada destino. Entre as possibilidades do projeto estão a garantia de internet gratuita nos atrativos, melhoria da gestão do turismo, entre outras.

O projeto será realizado em cima do Modelo de Destino Turístico Inteligente criado exclusivamente para o Brasil. O modelo metodológico foi criado a partir de uma parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF) e contou com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, instituições pioneiras no segmento.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO