Cenário Político: encontros ocultos

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
10 de maio de 2021 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Coluna da segunda-feira

De passagem por Brasília na última semana, o ex-presidente Lula conversou com uma série de parlamentes, presidentes de partido, embaixadores e lideranças políticas. Alguns registros ele fez questão de publicar em suas redes sociais, outros, ele manteve discrição, mas não passaram despercebidos pelos veículos de imprensa. Essa foi a primeira visita do petista à Capital Federal, após se tornar elegível. 

Entre os encontros “ocultos”, na lista estava o ex-presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM), que, pelos próximos dias, deve ingressar no PSD de Gilberto Kassab, outro que também se encontrou com Lula. Aos poucos, o líder-mor do PT vai montando seu exército para encarar a disputa eleitoral do próximo ano. Mesmo sem assumir o posto de pré-candidato, o recuo de Fernando Haddad (PT) e o avanço de Luiz Inácio não deixam dúvidas sobre qual será a estratégia — que já está em curso.

Com o desgate de Bolsonaro na gestão da pandemia, Lula tem avançado no espaço ocioso que o presidente tem deixado em todas as regiões. No radar, Pernambuco, sua terra natal e o coração do PSB, estado que respira política e que sempre foi protagonista no cenário nacional. No seu último registro em Brasília, um “até a próxima”, dando a entender que a ideia de voltar ao Planalto, desde 2018, não foi frustrada pelas decisões judiciais que viraram pó na Praça dos Três Poderes.

Duas rodas – E por falar em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro liderou um passeio de moto com apoiadores, na manhã deste domingo (09). O grupo saiu do Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, e percorreu a Esplanada dos Ministérios. O ministro da Defesa, Braga Netto, também acompanhou o trajeto. 

Imunização – O Ministério da Saúde começa a distribuir, nesta segunda-feira (10), mais um lote com 1,12 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. As doses são destinadas àprimeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e  puérperas e pessoas com deficiência permanente.

Disputa negativa – O ranking de estados com mais mortes pela Covid-19 é liderado por São Paulo (100.799), Rio de Janeiro (46.427) e Minas Gerais (36.011). Por coincidência, são os três maiores colégios eleitorais do país. Não nessa ordem.

Escuta – A CPI da Covid ouvirá, nesta segunda-feira (10), três governadores e um prefeito. Eles foram convidados para discutir a compra de vacinas de forma descentralizada por estados e municípios. Devem participar da reunião os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT); do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Também confirmou a participação na reunião o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que é presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. O grupo tem a participação de 2,6 mil municípios.

Homenagem – Jaciara Santana, a “mainha” do Gil do Vigor, foi homenageada pela Prefeitura de Paulista. O reconhecimento aconteceu no dia em que Gil recebeu as honrarias da Câmara e Prefeitura da cidade onde reside. Dona Jaciara já tem sido cortejada para disputar uma vaga na Alepe, no próximo ano, mas, até o momento, não há nenhuma declaração oficial por parte dela ou dos partidos. Nos bastidores, o PSB quer a presença dela entre os quadros.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO