Cenário Político: um nome capaz de unir a oposição

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de junho de 2021 às 00h00min
Foto: Edmilson Tanaka

Coluna da quarta

Apesar de a prefeita Raquel Lyra (PSDB) ainda não ter demonstrado publicamente interesse em disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022, seu nome segue sendo lembrado e estimulado para cumprir a missão. Fria e calculista, a tucana pode estar esperando o momento adequado para colocar o bloco na rua. Nos bastidores, a gestora é apontada como a candidata que mais tem potencial para aglutinar apoios.

Alguns integrantes da oposição consideram que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), queimou a largada e tem ido com muita sede ao pote, já que sua família é composta por um senador, um deputado federal e um deputado estadual. Também pesa contra o emedebista o alinhamento político com o presidente Jair Bolsonaro, que passa por um momento de desgaste diante da condução da pandemia.

Mesmo se tratado de uma agenda institucional, o encontro realizado ontem (22) entre o prefeito João Campos (PSB), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, reacendeu a possibilidade de uma reaproximação de FBC com a Frente Popular, o que sepultaria de vez o projeto de Miguel, deixando sob a responsabilidade de Raquel liderar o bloco antagônico ao PSB.

Porta aberta – Mesmo liderando o governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB) nutre boas relações políticas com integrantes da Frente Popular, a exemplo do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio (PSB), nome cotado para disputar o Palácio. Não estranhem se FBC concorrer à reeleição na chapa liderada pelo PSB, reeditando 2014.

Chegada – O prefeito do Recife, João Campos, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ambos do PSB, foram até Brasília para prestigiar o ato de filiação do governador do Maranhão, Flávio Dino, e do deputado federal Marcelo Freixo ao partido socialista. A chegada dos dois foi bastante festejada pelos novos correligionários.

Resposta – Através de um vídeo gravado ao lado do secretário municipal de Saúde, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) esclareceu o motivo de o município não ter aberto novos grupos de vacinação contra a Covid-19. Existe uma preocupação para armazenar as doses recebidas e garantir a segunda aplicação sem nenhum prejuízo aos caruaruense. Os questionamentos surgiram após ter circulado, na última semana, que a imunização seria ampliada para pessoas a partir de 40 anos.

Agradecimento – O deputado estadual Erick Lessa (PP) celebrou o início das melhorias que irão trazer mais segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas que utilizam a PE-95. Ainda na semana passada, o parlamentar havia se reunido com o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Maurício Canuto, para fazer a solicitação que foi atendida.

Cobrança – O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), tem sido questionado por ter concedido uma licença para a construção do Atacadão em uma área de preservação ambiental. De acordo com informações de bastidores, o terreno pertencia a membros da família do gestor santacruzense e foi vendido por R$ 8 milhões.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO