A ALEPE e a retomada econômica

Opinião
Publicado por Américo Rodrigo
10 de julho de 2021 às 13h30min
Foto: Marcos Henrique

Por Eriberto Medeiros*

Quando a Covid-19 surgiu, não era previsível as consequências dela para a vida e a economia. Inicialmente, discursos otimistas brotaram. Em seguida, a ciência desvendou a realidade e o pessimismo surgiu. O novo coronavírus era e é uma pandemia que mudou o mundo. Não será possível entender o início do século XXI sem considerar os efeitos negativos da Covid-19 para a sociedade.

A ciência rapidamente criou vacinas eficientes para a imunização da população. Variados governos não mediram esforços para iniciar o processo de vacinação e salvar vidas. No decorrer da pandemia, outra agenda veio à tona: salvar empregos. Todas as economias do mundo sofreram com a pandemia. Empregos foram destruídos. Crescimento econômico interrompido.

Hoje, felizmente, o discurso de várias nações é otimista. Podemos olhar o futuro com esperança de que o amanhã será melhor. No caso, vidas salvas e diminuição da taxa de infecção por Covid-19. E, claro, com vacinas, os empregos voltarão a brotar. Neste momento, muitos que estão fora do mercado de trabalho enxergam oportunidade de novo emprego. O setor produtivo vislumbra futuro promissor.

Se o futuro sugere otimismo, é fundamental que o setor produtivo seja ouvido. Afinal, ele já tinha demandas diversas antes da pandemia. Com a pandemia, as demandas permaneceram e outras, certamente, surgiram. Ouvir e dialogar possibilitam o encontro de soluções. Representam conduta respeitosa com a população e empresários.

Desde o início de junho, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), em parceria com o SEBRAE, iniciou o programa Fala Pernambuco. Através dele, a ALEPE interage com os setores produtivos de variadas regiões do Estado. Após diversos encontros, a ALEPE apresentará à população respostas às demandas apresentadas pelo setor produtivo pernambucano. Com isto, a ALEPE contribuirá para a retomada da economia, e, especificamente, a geração de empregos.

O Parlamento é instituição que promove diálogo, identifica as demandas da sociedade, e apresenta soluções para elas. Desta forma, as casas legislativas aproximam-se das pessoas, contribuem com as decisões dos governos estaduais e mostra a importância do Poder Legislativo como instrumento para a promoção do bem-estar social.

O desafio da pandemia permanece. Salvar vidas e mais vacinas continuam a ser prioridades. Entretanto, vejo, nitidamente, que o mundo, em particular o Brasil, entra numa nova etapa, qual seja: a busca pela recuperação econômica. E a ALEPE contribuirá com isto.

*Eriberto Medeiros
Presidente da ALEPE

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO