Cenário Político: a montanha pariu um rato

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
24 de julho de 2021 às 00h00min
Foto: Marcelo Camargo

Coluna do sábado

Após ser derrotado em 2014 por Dilma Rousseff (PT), com uma diferença de 3,28% dos votos, o então senador Aécio Neves (PSDB) passou a questionar a segurança da urna eletrônica. O tucano se tornou o primeiro presidenciável a pedir auditoria do sistema. Insatisfeito com o resultado, Aécio passou a atuar no Congresso para desestabilizar o governo da petista, que acabou sofrendo um impeachment em 2016.

Prevendo uma derrota nas urnas no próximo ano, Bolsonaro tem dito que pode desistir de concorrer à reeleição se o voto impresso não for aprovado. E a tendência é que não seja mesmo, já que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria da deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL), não tem o apoio de grande parte dos partidos. O presidente tem insistido na tese de que Aécio venceu a eleição presidencial de 2014 e prometeu apresentar as provas.

A declaração intimidatória de que não terá eleição no próximo ano, se não houver voto impresso, feita pelo ministro da Defesa, Braga Netto, contribuiu para tensionar a discussão sobre o tema. Parlamentares avaliam que a fala do general ajudou a enterrar de vez a já remota possibilidade de uma aprovação. O estardalhaço em torno dos pedidos do voto impresso não deve passar de mais uma cortina de fumaça criada para esconder o desastre no combate à Covid-19.

Reação – A bancada de Pernambuco no Congresso reagiu duramente a uma declaração do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmando que o traçado da Ferrovia Transnordestina será entregue somente até o Porto de Pecém, no Ceará. A expectativa era de que a ligação do projeto fosse até o Porto de Suape.

Turista – Após cumprir agendas políticas na capital pernambucana, a presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu, pegou a estrada rumo ao interior do estado. O deputado estadual, Wanderson Florêncio que está de malas prontas para a legenda, tem sido guia turístico da congressista.

Distritão – A deputada Renata Abreu é a relatora da Reforma Eleitoral. Ela tem defendido que em 2022 seja aplicado o sistema “distritão“, bastante criticado por especialistas por favorecer candidatos ricos e celebridades. O modelo enfraquece os partidos políticos.

Infiel – Tem repercutido negativamente a postura adotada pela vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), após encontro com o senador Humberto Costa (PT). Alguns setores do partido consideram que houve traição a Marília Arraes (PT), já que ela pegou carona na popularidade da deputada para chegar a Casa de José Mariano. Há quem aposte que Liana provou do café quentinho do Palácio do Campo das Princesas e resolveu bater de frente com Marília.

Encontro – Não passou despercebido o encontro entre o vereador Jorge Quintino (PTB) e Humberto Costa (PT), na passagem do senador por Caruaru nesta sexta (23). O trabalhista fez questão de ir até o petista para tratar de assuntos que não foram revelados. Será que o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, aprovaria a agenda realizada na Capital do Agreste?

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO