Cenário Político: unidade cada vez mais distante na oposição

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
29 de julho de 2021 às 00h00min
Foto: Alexandre Justino

Coluna da quinta

Pouco tempo depois de a comitiva liderada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) deixar Caruaru em direção a Palmares, um material foi enviado à imprensa pela assessoria do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), falando sobre a visita a Caruaru. Os deputados federal Fernando Filho (DEM) e estadual Antonio Coelho (DEM) também participaram do encontro com a prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Mesmo com Miguel tentando vender a imagem de que os dois gestores estão em sintonia para 2022, nas redes sociais da tucana o encontro quase passou despercebido, já que o destaque das visitas ficou para o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), que também esteve na sede do palácio municipal ontem (28). Nas entrelinhas, a leitura é de que a prefeita não quis jogar os holofotes para o emedebista, que trabalha dia e noite na tentativa de representar a oposição.

Apesar de Raquel e Miguel serem adversários do governador Paulo Câmara (PSB), estão inseridos em projetos diferentes. Enquanto não há definição, os postulantes seguem ensaiando o discurso na tentativa de destronar o PSB. Ainda é cedo para afirmar qual será a estratégia adotada dentro da tão pulverizada oposição no estado, até porque o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), também é parte do jogo. Mas, pela postura de Raquel Lyra, o recado foi dado.

Campo oposto – Mesmo com o nome cotado para disputar o Senado pela Frente Popular, o deputado federal André de Paula (PSD) marcou presença na visita da família Coelho ao prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB). O convite para que André participasse do encontro partiu do próprio gestor.

Cordão umbilical – Após Ciro Nogueira assumir a chefia da Casa Civil da Presidência da República, sua mãe e suplente, Eliane Nogueira (PP), assumiu a vaga no Senado. Por conta do recesso parlamentar, a cerimônia ocorreu na Sala da Presidência e foi conduzida pelo 2º secretário da Mesa, senador Elmano Ferrer (PP).

Em família – De acordo com a Lei das Inelegibilidades, a indicação de parentes à suplência das chapas que concorrem ao Senado não é ilegal. Em 2020, o senador Fabiano Contarato (Rede) apresentou um projeto complementar, que visa proibir a eleição de suplentes que sejam cônjuges, companheiros ou parentes dos candidatos. O PL ainda não foi analisado.

Marcando presença – Representantes do PP de Pernambuco estiveram reunidos nesta quarta (28) com o novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para acompanhar a posse de Eliane Nogueira (PP) no Senado. Entre os presentes, os deputados federais Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro, além dos estaduais, Cleiton Collins e Romero Albuquerque.

Assinatura – O governador Paulo Câmara (PSB) receberá os nove governadores do Nordeste e representantes da Embaixada da França no Brasil e da AFD, nesta quinta (29), para Assinatura de Acordo de Cooperação entre os Estados da região e o país europeu. Temas prioritários como energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar farão parte da reunião.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO