Cenário Político: caminho sem volta

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
2 de agosto de 2021 às 00h00min
Foto: Jorge Farias

Coluna da segunda

Ao que tudo indica, a tendência é de que a prefeita Raquel Lyra (PSDB) deixe mesmo o comando da Prefeitura de Caruaru para ser candidata ao Governo de Pernambuco. Os últimos movimentos realizados não levam a outro caminho. A tucana tem até abril de 2022 para renunciar ao cargo e, caso a teoria se concretize, Rodrigo Pinheiro (PSDB) assumirá de vez o controle do Palácio Jaime Nejaim.

Na última semana, Pinheiro esteve em Brasília cumprindo agenda institucional. O encontro contou com a participação do marketeiro Joel Lopes, que atuou na linha de frente da campanha de reeleição da dupla tucana na Capital do Agreste. Ciente da responsabilidade que está prestes a assumir, o vice passou a trabalhar mais sua imagem na busca de propagar suas ações.

Companheiro de Raquel desde 2016, quando venceram juntos a primeira eleição, Rodrigo Pinheiro aparenta não ter ambição política, estando distante de ser considerado uma ameaça ao grupo liderado por Lyra. Havia certa dúvida sobre sua permanência na chapa em 2020; a confirmação veio apenas no dia da convenção partidária, e sua lealdade ao governo foi decisiva.

Não é só nas qualidades de Raquel Lyra que o PSDB tem apostado. Ela está inserida num projeto que busca retomar o protagonismo político no País, após um resultado pífio nas eleições de 2018, onde a sigla alcançou apenas 4,79% dos votos válidos na eleição presidencial.

Se depender das principais lideranças nacionais do partido, Raquel vai sim tentar suceder o governador Paulo Câmara (PSB) e Rodrigo, além de comandar uma das mais importantes cidades do interior, terá nas mãos também o desafio de fortalecer sua marca pessoal na tentativa de cair nas graças dos caruaruenses.

Histórico – Testada nas urnas pela primeira vez em 2010, quando concorreu a uma vaga na Alepe, Raquel Lyra (PSDB) ainda não conhece derrotas em disputas eleitorais. Deputada estadual em duas ocasiões, a tucana tem penetração em outros municípios, o que pode contribuir na corrida pelo Palácio no próximo ano, caso opte por encarar o desafio.

Retrocesso – Mesmo debaixo de chuva, cerca de 30 pessoas se reuniram em Caruaru, neste domingo (1°), para fazer a defesa do voto impresso. Existe a possibilidade de a CCJ votar na próxima quinta-feira (05) o parecer favorável do relator, deputado Filipe Barros (PSL). A PEC 135/19 conta com o apoio de Bolsonaro.

Identidade – Um dos ministros mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro, o pernambucano Gilson Machado Neto marcou presença no ato em favor do voto impresso realizado no Recife. Ele é cotado para disputar um cargo eletivo no próximo ano.

Militância virtual – Após o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) criticar no Twitter os passeios de moto dos apoiadores de Bolsonaro e as ofensas feitas ao ministro do STF, Luis Roberto Barroso, os apoiadores do presidente foram em massa atacar os posicionamentos do parlamentar.

Nas alturas – Pernambuco comemorou neste domingo (1°), o início das operações de uma nova companhia aérea que passou a operar no Estado. A ITA realizou o voo inaugural da rota Guarulhos-Recife-Maceió-Guarulhos, que vai oferecer sete frequências semanais.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO