Cenário Político: Pernambuco na rota dos pré-candidatos do PSDB

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
4 de agosto de 2021 às 00h00min
Foto: Rodger Timm

Coluna da quarta

Em busca de se projetarem como nomes da 3ª via, os governadores de São Paulo e Rio Grande do Sul, João Doria (PSDB) e Eduardo Leite (PSDB), respectivamente, aterrisam em Pernambuco nas próximas semanas. A expectativa é que Doria visite o estado em setembro. Já Leite, ainda em agosto.

Ambos são pré-candidatos à Presidência da República, mas antes vão precisar se enfrentar nas prévias marcadas para acontecer em novembro. João Doria e Eduardo Leite terão a oportunidade de rivalizar em cinco debates presenciais, um em cada região do país.

Não é por acaso que a dupla de governadores colocou Pernambuco na rota. Além de ser o estado do presidente nacional da sigla, Bruno Araújo, também é o território da prefeita Raquel Lyra (PSDB), que é considerada uma aposta da cúpula tucana, principalmente por representar uma virada geracional no partido.

No ano passado o PSDB elegeu apenas cinco prefeitos em Pernambuco, mas que poderão participar da votação para definir o nome que vai representar a sigla nacionalmente em 2022. A liderança de Raquel pode contribuir para influenciar gestores de outros estados a seguirem pelo seu caminho e pode ser nisso que Doria e Leite estão investindo.

Tom político – O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, deu o tom político no anúncio do primeiro plano de retomada lançado no Nordeste para gerar empregos. Ele citou o exemplo dos Estados Unidos, que estão preocupados em retomar a geração de renda após a crise provocada pelo coronavírus e criticou o governo Bolsonaro, sem citar nomes: “esse é um movimento que está acontecendo no mundo e a gente não viu no país, mesmo com o avanço contínuo da vacina”, disparou.

Metade do salário – Em entrevistas aos veículos de imprensa presentes na apresentação do projeto enviado à Alepe, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, mencionou uma das principais características do plano de retomada. O governo Paulo Câmara vai pagar, durante seis meses, a metade de um salário mínimo para cada novo trabalhador contratado pelo setor privado. A informação sobre o programa foi divulgada em primeira mão na coluna de ontem (03).

Manifestações – Políticos pernambucanos das mais diversas ideologias lamentaram, nesta terça-feira (03), a morte de Joaquim Francisco. O governador Paulo Câmara (PSB) decretou luto oficial por sete dias em sua memória. Joaquim era tio do secretário da Casa Civil, José Neto.

Balanço – Pernambuco atingiu a marca de mais de 6 milhões de doses aplicadas da vacina contra a Covid-19. São exatas 6.074.066 unidades dos imunizantes já no braço dos pernambucanos. Desse total, 4.340.662 foram de primeiras doses, chegando a 60% da população acima dos 18 anos. Ainda foram aplicadas 1.733.404 segundas doses e doses únicas, o que representa 23,99% de pessoas que estão com o ciclo completo.

Facilitação – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), fez uma solicitação ao secretário da Fazenda, Décio Padilha, para que seja feito um apelo no CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), no sentido de dar isenção de ICMS na compra de armas de fogo e equipamentos para profissionais das forças de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Polícia Penal e Guarda Municipal). De acordo com o parlamentar, os profissionais necessitam garantir sua proteção pessoal também nos dias de folga.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO