João Campos recebe jovem aprovado em nove universidades nos EUA

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
4 de agosto de 2021 às 21h05min
Foto: Rodolfo Loepert

Filho de faxineira, Fred Ramon dos Santos, de 20 anos, não teve infância ou juventude fáceis. Nascido no Recife, o jovem vive hoje com a família na periferia de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana da capital. As dificuldades, no entanto, nunca impediram Fred de sonhar com um futuro melhor e foi na educação que ele encontrou um caminho para transformar a sua vida e impactar a realidade de muitos outros.

Aluno das redes públicas municipais do Recife e Jaboatão e da rede estadual de ensino, Fred foi aprovado em nove universidades americanas estudando por conta própria. Nesta quarta-feira (4), ele, que está prestes a embarcar para a Califórnia, foi recebido pelo prefeito João Campos na sede da prefeitura.  

A paixão pela música motivou Fred a estudar inglês, aos 14 anos. A família vivia com cerca de R$ 60 semanais, fruto das faxinas de dona Suely, mãe do garoto. Sem poder arcar com os custos de um curso, ele correu atrás de formas gratuitas de aprender a língua. Ao todo, foram cinco certificações de línguas durante o período escolar. Além do inglês, Fred também aprendeu espanhol e francês. 

O jovem ainda participou de competições estudantis. Em 2016, Fred venceu um concurso da Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes com um projeto que buscava renutrir o solo vítima de erosão por meio de uma fonte mineral. Mas não foi somente na vida acadêmica que Fred se destacou. O jovem, que foi bailarino e estudou canto lírico, é também exemplo de cidadania, sendo voluntário no ensino de línguas estrangeiras, dança e canto a crianças em situação de vulnerabilidade social. 

Agora Fred tem um passaporte de ida rumo a um futuro bem diferente. Das dez aplicações feitas por ele, nove resultaram em cartas de aprovação. O estudante irá cursar Ciências da Computação na Whittier College, em Los Angeles, Califórnia, onde recebeu bolsa de 70%. “Eu sempre digo que essa vitória não é só minha, mas nossa. É muito bom estar aqui. É um orgulho estar com essa representação jovem que é João Campos e eu quero dizer a todos os jovens que não importa se você é pobre, você pode ir longe também”, defendeu.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO