Cenário Político: o herdeiro político de Joaquim Francisco

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
5 de agosto de 2021 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna da quinta

Atualmente ocupando a chefia da Casa Civil do Governo de Pernambuco, José Neto tem se destacado na função que vem exercendo. Tanto que chegou a ser lançado por aliados para ser o candidato da Frente Popular na eleição do próximo ano. Apesar de nunca ter inflamado esse debate, ele também nunca fez questão de negar as especulações.

Neto iniciou a vida pública aos 19 anos, como auxiliar de gabinete na gestão do seu tio, o ex-governador Joaquim Francisco. Uma das semelhanças entre os dois é a capacidade de diálogo com as diversas vias políticas, o que vem contribuindo na relação entre o Palácio e a base de partidos que sustentam o governo na Alepe.

Dos familiares de Joaquim Francisco, o único que herdou a veia política foi José Neto, considerado por muitos o homem forte da gestão Paulo Câmara. Ainda é cedo para afirmar se Neto disputará algum cargo eletivo já em 2022, mas é certo que a morte de Joaquim deve reacender esse debate para que seu legado seja mantido vivo.

Justa homenagem – O prefeito João Campos (PSB) anunciou que a Prefeitura do Recife vai construir um busto em homenagem a Joaquim Francisco. A peça ficará exposta no Parque da Jaqueira, equipamento que foi inaugurado em 1985, durante a gestão de Joaquim na capital pernambucana.

Incentivo – Embalado pelos Jogos Olímpicos de Tokyo, o prefeito Anderson Ferreira (PL) lançou ontem (04), um plano para incentivar as práticas esportivas em Jaboatão dos Guararapes. Além da zumba, dos treinos funcionais e caminhadas, o projeto contém programas voltados à prática de musculação e modalidades esportivas olímpicas.

Surge uma liderança – Semanalmente, políticos de diversos campos ideológicos têm feito questão de visitar o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL), em seu gabinete. Ontem (04), o gestor recebeu o deputado Romero Sales Filho (PTB), para discutir ações em conjunto para o Cabo e Ipojuca.

Ligando as turbinas – Visando ganhar terreno para as eleições de 2022, a Executiva do PSDB em Pernambuco se reúne na noite de hoje (05) para aprovar um calendário de visitas a alguns municípios. A caravana será liderada pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que também preside a sigla tucana no estado.

Sucateamento da educação – A deputada Marília Arraes (PT) convocou uma audiência pública, na Câmara, para denunciar os cortes promovidos pelo Governo Federal no orçamento de instituições federais de ensino superior do Nordeste (Universidades Federais, Federais Rurais e Institutos Federais de Ensino Superior). A atividade foi convocada em parceria com a também deputada federal Natália Bonavides (PT).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO