Cenário Político: o peso do PDT em cada palanque

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de setembro de 2021 às 00h00min
Foto: Alexandre Amarante

Coluna da segunda

Historicamente o PDT sempre esteve inserido em projetos da esquerda, mas, por estratégia eleitoral, tem buscado dialogar com setores que representam o centro e a direita, a exemplo do DEM, o que já é realidade em alguns estados. Essa é também uma das regras do jogo para furar a bolha e se projetar como alternativa da terceira via, na corrida presidencial.

Em Pernambuco, os pedetistas esperam por uma definição do PSB, que ensaia uma reconciliação com o PT. Caso a união entre socialistas e petistas seja mesmo selada, não restará outra alternativa para o PDT a não ser subir no palanque de Miguel Coelho. O movimento daria musculatura ao projeto do prefeito de Petrolina, que ganharia um importante reforço no Agreste.

Atualmente, o PDT possui cargos no Governo do Estado e um rompimento, mesmo que momentâneo, seria uma baixa representativa na Frente Popular, levando em consideração a identidade programática que as duas siglas possuem. O presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, já declarou que a prioridade do seu partido será a candidatura de Ciro Gomes (PDT), mesmo que custe o fim da aliança.

Bancada – O deputado federal e presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo, tem montado uma das chapas mais competitivas da oposição para 2022. Nomes como Clarissa Tércio (PSC), Gustavo Gouveia (DEM), Romero Sales Filho (PTB) e Wanderson Florêncio (PSC) disputarão a reeleição pelo partido.

Cresceu – A avaliação de algumas pessoas próximas a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) é de que ela saiu maior após ter decidido romper com a prefeita Raquel Lyra (PSDB), já que ela vinha sendo tratada apenas como “mais uma” e agora tem recebido uma atenção especial por parte do Governo do Estado.

Favorito – Apesar de forte rejeição dentro e fora do partido, o governador de São Paulo, João Doria, tem colecionado mais apoios na disputa interna que definirá o candidato à Presidência da República. Até o momento, Doria soma um terço do eleitorado do PSDB. Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tem 10%, enquanto o restante segue em aberto.

Paridade – Em um evento promovido pelo PSDB Mulher, o governador João Doria (PSDB) prometeu, no último sábado (18), que vai convidar uma mulher para compor chapa na disputa à Presidência da República no ano que vem, caso vença a prévia. O ato contou com a presença da ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, que prometeu apoiar o tucano.

Centenário – Se o educador e filósofo, Paulo Freire, estivesse vivo, ele teria completado 100 anos neste domingo (19). Diversas entidades, organizações e políticos homenagearam o patrono da educação. No Recife, houve uma programação especial para festejar a data.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO