Cenário Político: aliados reforçam agendas de Paulo Câmara

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
11 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Hélia Scheppa

Coluna da segunda

Nas últimas semanas, o governador Paulo Câmara (PSB) tem percorrido diversas regiões do estado para anunciar ações e investimentos previstos no Plano Retomada. Além do time de secretários que participa das agendas, deputados estaduais e federais também passaram a fazer parte da comitiva.

Em meio a reaproximação entre petistas e socialistas, o senador Humberto Costa (PT) também passou a acompanhar os compromissos. A pouco menos de um ano das eleições, as atividades institucionais estão servindo de palanque para integrantes da Frente Popular, que contam com direito a discurso e assinatura de ordens de serviços durante os atos.

Após um longo período dedicado ao enfrentamento à pandemia, Paulo vive seu melhor momento à frente do governo estadual e, naturalmente seus aliados aproveitam o clima favorável e o crescimento da popularidade para estarem juntos ao gestor. Câmara também é cotado para disputar um novo cargo em 2022 e será uma importante peça no tabuleiro eleitoral.

Parceria – Cumprindo seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Erick Lessa deve fazer uma dobradinha com o deputado federal Fernando Monteiro, em Caruaru. Ambos são do PP e apresentam um alinhamento politico que pode render um resultado positivo.

Clima ruim – Durante entrevista neste domingo (10), o presidente Jair Bolsonaro criticou o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) por “travar” a sabatina de André Mendonça”. O ex-ministro da AGU foi indicado para uma vaga no STF em julho, mas ainda não passou pela CCJ do Senado, que é presidida por Alcolumbre.

Crise – Após o anúncio da expulsão de três membros do PTB, incluindo a ex-deputada Cristiane Brasil, o presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson, comunicou o afastamento do tesoureiro do partido, Luiz Rondon, por suspeita de fraude e vazamento de documentos.

Lista – Neste domingo (10), o senador e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), antecipou alguns nomes que a comissão vai pedir o indiciamento no relatório final. Constam na lista o presidente Jair Bolsonaro (sem partido); os deputados Ricardo Barros (PP-PR) e Osmar Terra (MDB-RS); e os médicos Nise Yamaguchi e Paolo Zanotto.

Desprezo – Através das redes sociais, a deputada federal bolsonarista, Alê Silva (PSL-MG), classificou as críticas ao presidente da República pelo veto ao projeto que previa a distribuição gratuita de absorventes íntimos de “mi mi mi”. “Sou do tempo em que usávamos paninhos”, disse a parlamentar.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO