Cenário Político: aliados de Bolsonaro em clima de guerra

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
13 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Alan Santos

Coluna da quarta

A demora para que a sabatina do ex-advogado-geral da União, André Mendonça, aconteça na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, tem deixado o presidente da República e seus aliados enfurecidos, principalmente os que representam o segmento evangélico.

Mendonça foi indicado por Bolsonaro para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Marco Aurélio Mello, que se aposentou da Corte em julho. Acontece que cabe ao presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcar a sabatina do pastor presbiteriano. E é aí que mora o problema.

Alcolumbre vem sendo acusado de estar travando a indicação de André Mendonça e a situação vem causando um desgaste junto a base bolsonarista. Recentemente, o pastor Silas Malafaia acusou os ministros Ciro Nogueira, Fábio Faria, além da secretária de Governo, Flávia Arruda, de serem contra a ida de Mendonça para o STF.

O trio de deputados licenciados oriundos do Centrão defende o nome de Alexandre Cordeiro de Macedo, ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para o STF. O impasse tem causado problema para Bolsonaro, que já tem uma outra porção de pepinos para descascar.

Plano – Silas Malafaia é visto como um provável vice de Bolsonaro para as eleições de 2022. Além de acompanhar a comitiva presidencial em diversas agendas nas últimas semanas, um grupo de pastores também passou a se movimentar na tentativa de emplacar Malafaia na chapa em que o chefe do Planalto disputará a reeleição.

Encontro – Se para alguns políticos o feriado de 12 de outubro foi de descanso, para outros foi de muita articulação. Ainda sem uma definição local para 2022, o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, se reuniu com o presidente do PSD Caruaru, Raffiê Dellon. Ambos possuem uma relação amistosa, mas nunca tiveram a oportunidade de integrarem o mesmo palanque.

Parceria – Ao lado da prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino (PSD), o deputado federal André de Paula (PSD), e a deputada estadual Simone Santana (PSB), foram até o município para participar da programação religiosa do feriado de 12 de outubro. Ainda no início da semana, o trio esteve no Palácio do Campo das Princesas apresentando demandas ao governador Paulo Câmara (PSB).

Concorrência – Mesmo sendo aliado do deputado André Ferreira (PSC), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL), tem mostrado prestígio junto ao governador Paulo Câmara (PSB), que tem anunciado diversas ações para o município, chegando a serem comparadas com os investimentos aplicados na época do ex-prefeito Lula Cabral (PSB).

Retorno – Os pernambucanos e turistas poderão frequentar novamente o Parque Estadual de Dois Irmãos, a partir desta quarta-feira (13). O retorno acontece de forma gradual, recebendo até 3 mil visitantes por dia e dentro do processo de reabertura, o equipamento funcionará em horário especial, recebendo o público de quarta a domingo, sempre das 9h às 15h.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO