Cenário Político: PDT necessita de Túlio Gadêlha

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
15 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Reila Maria

Coluna da sexta

Não é segredo para ninguém que a montagem de chapa para 2022 tem ameaçado a reeleição de muitos caciques. Mas o que tem tirado o sono de grande parte dos deputados é a fórmula para resolver esse problema. Atualmente dois pedetistas representam Pernambuco em Brasília, mas esse cenário pode sofrer alterações.

Com um pé fora do PDT, a tendência é que o deputado Túlio Gadêlha migre para uma outra sigla e dispute a reeleição. De acordo com o que a coluna apurou, existem conversas em andamento com alguns partidos, como PT, PSOL, PV, PROS, AGIR36 e Rede. Mas o martelo só deve ser batido no próximo ano.

Sentindo o prejuízo eleitoral que será a saída de Túlio, o deputado José Queiroz (PDT), que nunca simpatizou com o deputado federal, passou a defender sua permanência na legenda. O motivo não é outro: fazer calda para salvar a manutenção do mandato do seu filho, o deputado federal Wolney Queiroz (PDT). 

O cálculo não é tão simples como se imagina. O ex-prefeito de Caruaru não tem levado em consideração que, graças ao dinamismo da política, esse quadro pode ser invertido. Túlio Gadêlha tem uma forte atuação nas redes sociais e vem ampliando sua presença nos municípios. 

Caso Túlio permaneça na sigla, o PDT pode eleger um federal, sendo Gadêlha este nome. Uma realidade difícil, diante da estrutura de Wolney, mas não impossível. De qualquer forma, levando em conta os descontentamentos dentro do partido, a tendência é que essa saída seja oficializada e sem Túlio, o PDT corre o grande risco de sair no prejuízo.

Apoio – Aos poucos, os vereadores de Caruaru vão se posicionando sobre os apoios aos deputados para 2022. Além de repetir a dobradinha com o deputado estadual Joaquim Lira (PSD), Ricardo Liberato (PSDB) caminha para apoiar Clodoaldo Magalhães (PSB) para federal.

Silêncio – O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), ainda não se posicionou sobre as acusações feitas pelo atual prefeito Fábio Aragão (PP). De acordo com o governo municipal, foi herdada uma dívida de mais de R$ 350 milhões deixada pelo tucano.

Animado – O senador Humberto Costa (PT) parece estar bastante satisfeito com o possível retorno da aliança entre sua sigla e o PSB. O petista esteve ontem (14), acompanhando o governador Paulo Câmara (PSB) nas agendas realizadas em cidades da Mata Sul.

Candidatura – O ator José de Abreu anunciou, nesta quinta-feira (14), que pretende disputar um mandato na Câmara Federal no próximo ano. Ele ainda declarou, em entrevista à Folha de S. Paulo, que “a junção de Lula e Freixo é irresistível”.

Perícia – O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal faça uma inspeção nas contas do PTB. A ordem partiu após o blogueiro Oswaldo Eustáquio acusar a vice-presidente da sigla, Graciela Nienov, de usar fundo partidário indevidamente.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO