Doria desiste de debate das prévias do PSDB

Notícias
Publicado por Karol Matos
16 de outubro de 2021 às 09h30min
Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) desistiu de participar do primeiro debate das prévias do seu partido, organizado pelos jornais O Globo e Valor. Segundo o tucano, o PSDB não teria dialogado de forma prévia em relação às regras e que o formato não permitiu entendimento entre todos os pré-candidatos.

Os jornais informaram que apesar da ausência de Doria, o debate que está marcado para a próxima terça-feira (19) será mantido, conforme as regras acertadas entre os demais pré-candidatos e o partido.

Segundo o O Globo, na quinta (14) foi realizada uma última reunião para esclarecimentos e pequenos ajustes, com representantes do PSDB e as assessorias dos governadores João Doria e Eduardo Leite, além do ex-prefeito Arthur Virgílio. Ainda de acordo com o que foi divulgado pelo jornal, a única divergência apresentada durante a reunião foi em relação à duração do evento: as campanhas de Doria e Virgílio preferiam que o debate tivesse uma hora e meia, enquanto Leite e a direção nacional do PSDB apoiavam a proposta original, de cerca de duas horas de duração. 

Doria não especificou na nota divulgada a regra da qual discorda, mas em um trecho comenta que “os debates devem valorizar a oportunidade de cada candidato oferecer sua visão para o Brasil em temas como educação, saúde, emprego, meio ambiente, proteção social, crescimento econômico e outros campos da gestão pública”, dando a entender que o ponto da divergência seriam as perguntas livres. 

Pelas regras acertadas, o debate teria perguntas entre os pré-candidatos com tema livre e também feitas pelos colunistas do O Globo e Valor, modelo que é utilizado há décadas.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, lamentou a ausência. “O Globo cumpre seu compromisso institucional de promover o debate de ideias que contribui com o processo democrático brasileiro. As prévias promovidas pelo PSDB são o maior evento da nossa história democrática na escolha de um pré-candidato a presidente. Lamento, mas respeito a decisão do governador João Doria. Na terça,19, teremos a oportunidade de conhecer melhor o que pensam dois dos nossos pré-candidatos à Presidência da República”, disse Araújo.

Confira a íntegra da nota de Doria:

“O governador de São Paulo João Doria não participará do debate do Grupo Globo das prévias do PSDB. Doria sempre defendeu, participou e apoiou debates. No entanto, as regras que definiriam o debate do Grupo Globo não foram discutidas previamente entre as equipes dos candidatos, conforme acordado anteriormente com o partido. O formato não permitiu o entendimento entre todos. O que seria razoável e necessário, especialmente em se tratando de prévias entre candidatos do mesmo partido. Não há inimigos.

Esclarecemos que o Grupo Globo não tem qualquer responsabilidade na imposição de regras. Mas faltou ao próprio PSDB o cuidado em dialogar previamente com todos os candidatos sobre as regras desse debate. Os debates devem valorizar a oportunidade de cada candidato oferecer sua visão para o Brasil em temas como educação, saúde, emprego, meio ambiente, proteção social, crescimento econômico e outros campos da gestão pública.

Doria, que sempre participou de debates em disputas eleitorais, reafirma a importância desses encontros na construção da democracia. E se compromete a participar de debates durante as prévias, desde que as regras sejam definidas conjuntamente e não unilateralmente.”

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO