A resiliência de Raquel Lyra

Opinião
Publicado por Américo Rodrigo
21 de dezembro de 2021 às 07h00min
Foto: Divulgação

Por Vanuccio Pimentel*

A pesquisa realizada pela ASCES-UNITA divulgada na última segunda-feira (20) traz algumas informações sobre a política local que merecem um aprofundamento. Uma das informações mais interessantes é o nível de aprovação do governo da prefeita Raquel Lyra.
 
De acordo com o levantamento, a prefeita conta com 55% de aprovação, considerando os números de Bom e Ótimo. É um número alto para um segundo mandato que já se encaminha para o segundo ano sem grandes obras previstas ou outras ações de grande  destaque em curso.
 
Obviamente, com a aprovação do novo crédito do FINISA algo deve surgir no próximo ano. Além disso, a possível candidatura ao Governo do Estado deve acelerar o surgimento de novos projetos mais vultuosos. Mas a que se deve esta resiliência em sua aprovação?
 
Há um conjunto de fatores que ajudam a construir esse desempenho. Em primeiro lugar, a ausência de contestação pública de seu governo é um fator essencial nesse processo. A contestação pública vai além da oposição política, mas inclui as instituições de controle como o poder legislativo, o poder judiciário, a sociedade civil e até a imprensa.
 
Esta falta de contestação permite que as ações do governo – ou a ausência delas – não sejam objeto de debate público. Soma-se a isso o fato de que as forças políticas de oposição não estão habituadas – e nem dispostas – ao enfrentamento público.
 
Outro ponto importante é a predominância da prefeita nas redes sociais. Nenhum outro ator político da cidade possui tanta influência nas redes como Raquel. O que permite que o conteúdo positivo de seu governo predomine nas redes, sem atores à altura para a contestação e a polarização do debate.
 
A presença maciça e organizada nas redes sociais continua sendo algo secundário para as demais forças políticas da cidade. E a utilização das redes sociais para consumo de conteúdo político é algo que ainda tem muito impacto no contexto em que a nossa sociedade vive.
 
Em resumo: ausência de contestação pública, uma oposição que não está disposta ao enfrentamento e a dominância da prefeita nas redes sociais são os três elementos que considero fundamentais para o desempenho que Raquel Lyra apresenta neste levantamento.

 
*Vanuccio Pimentel
É doutor em Ciência Política, professor da ASCES-UNITA e coordenador dos cursos de CIência Política e Relações Internacionais

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO