Cenário Político: Levanta Pernambuco com os dias contados

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
7 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da sexta

Dois dias depois de o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, usar uma rede social para cobrar posição dos aliados de Jair Bolsonaro, o presidente concedeu uma entrevista à TV Nova Nordeste e comentou sobre o cenário eleitoral em Pernambuco. Na sua fala, o chefe do Executivo sugeriu um entendimento entre o prefeito Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado, para a eleição estadual. Atualmente Anderson compõe o Movimento Levanta Pernambuco, que tem como integrante a prefeita Raquel Lyra (PSDB), que naturalmente pedirá votos para João Doria, pré-candidato pela sigla tucana. Bolsonaro também afirmou que “muitas vezes o colega quer ‘vir’ candidato a um cargo majoritário no estado e ser independente. Não quer vinculação com o presidente da República”, dando a entender que os projetos a nível estadual e nacional precisam estar em plena sintonia. Com o cenário posto, não resta outra alternativa para o grupo oposicionista que não seja o fim.

Realinhamento
Não está descartada uma reaproximação entre os prefeitos Miguel Coelho (DEM) e Raquel Lyra (PSDB) para a eleição de outubro. A conjuntura nacional pode apontar para este caminho, já que os dois partidos podem se aliar para um projeto presidencial. Com isso, Anderson Ferreira (PL) seria o legítimo representante de Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco.

Negacionismo
Em uma rede social, o deputado federal Milton Coelho (PSB) chegou a dizer que o presidente Jair Bolsonaro é “fascinado por mortes”. A crítica do parlamentar está relacionada à resistência do chefe do Executivo sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos.

Cancelamento
O vereador do Recife, Rinaldo Junior (PSB), provocou o Ministério Público de Pernambuco para que o órgão se posicione com relação aos camarotes privados no Carnaval do Recife. A tendência é que esse formato de festa também seja proibido devido à crescente nos casos de Covid-19.

Redução
De acordo com a Secretaria de Defesa Social, Pernambuco tem as menores taxas de homicídios e roubos da história. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (06) durante reunião do Pacto Pela Vida. Por outro lado, o Sindicato dos Policiais Civis tem questionado os números da violência no estado. Um protesto foi realizado pela categoria em Caruaru, na última quarta-feira (05).

Paciência
Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru na manhã de ontem (06), o deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) disse que o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, informou que o clima dentro do partido estaria se acalmando em relação ao projeto para federal e que ele esperasse a escolha do candidato ao Governo do Estado para definir a situação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO